Conmebol muda Copa Sul-Americana, com novo playoff das oitavas com os segundos colocados da fase de grupos

Troféu da Copa Sul-Americana
Divulgação/Conmebol Sudamericana

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) deve anunciar em breve uma mudança importante no formato de disputa da Copa Sul-Americana de 2023. Segundo publicou o jornalista Leonardo Ferreira, da “TNT Sports” nesta segunda-feira (19/12), haverá uma fase de playoffs das oitavas de final – similar ao que acontece na Liga Europa.

Agora, os dois melhores de cada grupo avançarão para o mata-mata. Os segundos colocados vão enfrentar os oito terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores nessa nova fase de playoffs, em sistema de ida e volta, sem sorteio – o melhor segundo pega o pior terceiro da Libertadores e aí por diante. Quem avançar, vai às oitavas contra os líderes de cada grupo da Sul-Americana.

Até o ano passado, apenas o primeiro colocado de cada grupo avançava para as oitavas de final, onde entravam os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.

Para “compensar” a quantidade de datas com este novo playoff, a Conmebol também mudou a primeira fase eliminatória, que não conta com clubes brasileiros e argentinos. Os 16 duelos domésticos acontecerão em jogo único, e não mais em ida e volta.

A fase de grupos da Copa Sul-Americana, onde entra o Botafogo e os demais brasileiros, começa no dia 5 de abril. Os playoffs das oitavas de final acontecem nas datas-base de 12 e 19 de julho. A decisão está marcada para 28 de outubro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

*Atualizado às 17h31

Fonte: Redação FogãoNET e Twitter do jornalista Leonardo Ferreira (TNT Sports)

Comentários