A Copa Sul-Americana conheceu nesta quinta-feira (16/3) os últimos dois participantes da fase de grupos da edição de 2023. Eliminados na terceira fase preliminar da Libertadores, Fortaleza e Huracán (ARG) se juntam também a Magallanes (CHI) e Millonarios (COL).
Estes quatro clubes irão para o Pote 4 do sorteio, que já conta com Audax Italiano (CHI), Gimnasia La Plata (ARG), Academia Puerto Cabello (VEN) e Tacuary (PAR). O sorteio dos grupos está marcado para o dia 27 de março, e os jogos começam na semana seguinte, a partir de 4 de abril.
O Botafogo vai estar no Pote 2, por conta do ranking de clubes da Conmebol. O regulamento proíbe que times do mesmo país caiam na mesma chave. Desta forma, o Glorioso não pode pegar São Paulo ou Santos do Pote 1, América-MG ou Goiás do Pote 3 e nem o Fortaleza do Pote 4.
Além disso, obviamente, o Botafogo também não pode cair no mesmo grupo dos demais integrantes do Pote 2, que são Defensa y Justicia (ARG), Guaraní-PAR, Red Bull Bragantino, Universitario (PER), Tolima (COL), Newell’s Old Boys (ARG) e Palestino (CHI).
Vale lembrar que agora os dois melhores colocados de cada grupo avançam. Os líderes vão diretamente para as oitavas de final, enquanto os segundos participam de uma “repescagem” contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores.
Potes do sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana-2023:
POTE 1: Peñarol, São Paulo, Santos, LDU, Estudiantes, Emelec, San Lorenzo e Independiente Santa Fe
POTE 2: Defensa y Justicia, Guaraní-PAR, Red Bull Bragantino, Universitario, Tolima, BOTAFOGO, Newell’s Old Boys e Palestino
POTE 3: Oriente Petrolero, Estudiantes de Mérida, Danubio, Tigre, América-MG, Blooming, Goiás e Universidad César Vallejo
POTE 4: Audax Italiano, Gimnasia La Plata, Academia Puerto Cabello, Tacuary Magallanes, Millonarios, Fortaleza e Huracán