Dirigente destaca estruturação do setor de scouting do Botafogo: ‘Já temos mapeados os próximos talentos que queremos trazer’

Dirigente destaca estruturação do setor de scouting do Botafogo: ‘Já temos mapeados os próximos talentos que queremos trazer’
Reprodução/Globo

Thairo Arruda, CEO do Botafogo e diretor-geral da SAF, destacou a estruturação do setor de scouting do clube desde a chegada de John Textor, um entusiasta do assunto. A montagem do elenco alvinegro, com atletas desconhecidos do grande público e da imprensa, é um dos fatores que ajudam a explicar a campanha história que o Glorioso vem fazendo no Campeonato Brasileiro.

– Investimos muito no scouting. A primeira coisa que fizemos foi montar uma grande equipe de scouting, hoje temos uma equipe de analytics, temos os olheiros, análise do adversário, temos um time grande dentro do guarda-chuva do Alessandro Brito (head scout). O scouting é uma ciência como qualquer outra, tem um cara que estudou a vida inteira para identificar talentos no futebol. Com essa estrutura, conseguimos surpreender e montar um time muito eficiente, que foge do padrão de escolher o jogador óbvio, que geralmente é o mais caro – afirmou Thairo em entrevista ao “Charla Podcast”.

O dirigente disse ainda que o trabalho do scouting do Botafogo é constante e que o clube já tem mapeados jovens talentos para investimento futuro e para eventuais reposições caso alguém seja negociado – frisando que, nesta janela, o clube não deseja perder nenhuma peça-chave.

– Quando começamos, tivemos que implementar todos os processos de scouting. Hoje já temos mapeados e identificados os próximos talentos que queremos trazer, mas para isso precisamos de espaço. Não posso encher de jogador dentro do elenco que não vai jogar. Se um dia a gente perder alguém, porque no Brasil tem que se vender atletas, e isso não vai acontecer esse ano porque podemos buscar o título, nosso departamento de scouting já tem mapeado as peças que eles querem para substituição. É um trabalho constante – explicou.

Thairo Arruda dividiu os méritos com todo o departamento de futebol alvinegro.

– O resultado que estamos tendo hoje é um trabalho direto do departamento do futebol como um todo. Não é só do scouting, mas também do Mazzuco. Não é só identificar, é negociar, trazer, identificar o perfil do atleta, se encaixa com o perfil do elenco, isso tudo é trabalho do departamento de futebol. Estamos vendo que podemos fazer isso muito bem tendo esses profissionais incríveis dentro do nosso clube – frisou.

Fonte: Redação FogãoNET e Charla Podcast

Comentários