Artilheiro do Botafogo na temporada com 13 gols, Erison rendeu uma reportagem especial no jornal “As“, uma das principais publicações esportivas da Espanha, na noite desta segunda-feira. A matéria, assinada pelo repórter Juan Lopesino, destaca as qualidades do “El Toro” – e olha que nem houve muitas referências às touradas, prática tão comum naquele país.
Com ênfase nos números do atacante de 23 anos recém completados, Erison teve destrinchada suas características. O texto ressalta que Erison pode levar o Botafogo à Libertadores após cinco anos e, depois, acabar se transferindo para o futebol europeu.
“De todas as grandes contratações que o Botafogo fez nos últimos meses, Erison é sem dúvida a que mais contribuiu à equipe. Com menos cartel do que os outros reforços, um quase desconhecido há apenas um ano conquistou a torcida e virou uma sensação no futebol brasileiro pela sua capacidade de finalização, força física e capacidade para superar os zagueiros adversários“, inicia a reportagem.
Até aqui, em 19 jogos, são 13 gols e três assistências. Mas outras estatísticas se destacam em Erison: são apenas 71 minutos para participar de um gol em média, 2,3 chutes para marcar um gol em média e um índice de acerto nas finalizações de 73%.
“Poucas vezes um apelido teve tanto a ver com as características de um jogador. Em campo, Erison se comporta como um touro quando briga com os zagueiros, briga por cada bola, também no jogo aéreo, pressiona e busca a finalização nos duelos diretos com os adversários, onde sempre mostra-se imparável. Nas comemorações, também imita a arrancada de um touro. Fica claro que o apelido se encaixa“, diz o texto.
“Essa mesma arrancada, por mais distante que ele esteja do gol, é uma arma eficaz para o Botafogo. Uma bola longa em direção a Erison pode terminar numa jogada perigosa, mesmo que comece em condições desfavoráveis ou em inferioridade numérica. Ele sempre encontra uma maneira de fazer valer seu poder de incomodar e ganhar terreno“, continua a reportagem.
Com direito a vídeos dos gols de Erison nas vitórias sobre Ceará e Flamengo, ambas fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro, o texto encerra dizendo que Erison se tornou um dos jogadores mais valiosos da competição:
“Ninguém sabe qual é o teto para Erison. Se até pouco tempo atrás ele mal somava minutos nas equipes da Série B e hoje é um dos homens mais valiosos do Brasileirão, El Toro é capaz de revolucionar ainda mais o campeonato do time carioca para dar um salto de qualidade. Para isso, seria uma excelente notícia se classificar para a próxima Copa Libertadores e, quem sabe, mais adiante dar um salto para a Europa.”
Erison é o atual vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com cinco gols, e está no momento na seleção da competição do Prêmio ESPN Bola de Prata. O Botafogo tem apenas 10% dos direitos econômicos do jogador, que tem uma multa rescisória de apenas € 2 milhões (cerca de R$ 10,3 milhões). Por isso, a diretoria alvinegra já negocia um novo contrato, para adquirir um percentual maior e se proteger do assédio do exterior.