A CBF divulgou na tarde desta segunda-feira (1/5) a “Análise do VAR” da incrível não expulsão de Thiago Maia em Flamengo 2 x 3 Botafogo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro-2023. O vídeo mostra os erros da árbitra Edina Alves Batista.
Para começar, logo que o lance acontece (o forte chute de Thiago Maia em Di Placido), os jogadores do Botafogo ficam indignados e cobram cartão. Edina reage.
– Vai pra lá, sai de perto de mim. Eu não quero isso. Sai de perto! Sai de perto de mim – esbraveja Edina, de forma agressiva.
A assistente diz à árbitra que o lance é para cartão amarelo, mas o VAR recomenda a revisão. Daiane Caroline Muniz dos Santos chama Edina.
– Edina, esse jogador erra totalmente a bola e atinge com força na altura da canela do adversário, tá? A intensidade é alta, tá bom? – diz Daiane.
– Qual jogador, o que está no chão, do Flamengo? – questiona Edina, o que indica que nem sequer viu o lance direito.
– Exatamente, o que se machucou – adiciona Daiane.
No monitor, a árbitra pede diversas câmeras e, mesmo assim, consegue errar na decisão final.
– Ele vem para chutar a bola, e os dois se chocam. Ele erra o chute, entendeu? Ele vai na bola, Daiane, tá vendo? Eu vou continuar com o amarelo, tá bom, Daiane? Eu vou continuar com o amarelo porque ele erra ali, tá vendo? É o amarelo mesmo igual o outro lance lá, entendeu? Pra mim – afirma Edina, sem convicção.
Daiane, então, apenas concorda com Edina e indica que o cartão é para Thiago Maia.
📺 Veja o vídeo no site da CBF
Curiosamente, no próprio site, há uma descrição de quando um jogador deve ser expulso.
“O ‘uso de força excessiva’ ocorre quando um jogador se excede na força utilizada e põe em risco a integridade física de um adversário, razão pela qual deverá ser expulso“, aponta o site, em descrição que claramente se encaixa ao lance de Thiago Maia.
Audio do VAR liberado pela CBF:
A auxiliar Daiane que estava no vídeo, recomendou para Edina o possivel cartão vermelho.
Edina foi no vídeo, olhou, e na opinião dela os dois se chocaram: "Ele erra o chute, entendeu? Ele vai na bola. Vou manter o amarelo" https://t.co/vPP08kuyaW
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) May 1, 2023
Essa é a arbitragem do futebol brasileiro 👏 pic.twitter.com/3bP4o6IISL
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 30, 2023