Gustavo Mancha atingiu Danilo com um carrinho na altura da canela e foi expulso por Anderson Daronco logo no começo de Fortaleza 0x5 Botafogo neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O VAR Thiago Duarte Peixoto recomendou revisão, mas o árbitro manteve sua decisão.
Na transmissão do “Prime Video”, a comentarista de arbitragem Nadine Basttos concordou com a expulsão, mas criticou a interferência de Duarte Peixoto no lance.
– O Daronco vê a falta, os jogadores começam a fazer aquela rodinha, ele olha para o quarto-árbitro que avisa que era para vermelho. Ele não teve de fato a imagem clara do lance. Pode ser que essa narração tenha induzido o árbitro de vídeo a recomendar a revisão. Gustavo Mancha toca na bola e atinge o Danilo. O falto de tocar na bola não tira a falta, é como se ele tivesse assumido o risco pela maneira como ele disputa a bola, pela perna estendida. O fato de deixar a perna estendida e com as travas mais altas, na altura da canela, é considerado jogo brusco grave – analisou Nadine.
– Talvez ele tenha pedido a revisão pelo fato de não ter visto no campo e ter sido auxiliado pelo quarto-árbitro. Acho que o VAR deixou o Anderson Daronco numa situação ruim, porque ele já tinha tomado a decisão correta no campo de jogo, mas o árbitro de vídeo, não sei o motivo, mandou recomendar a revisão – completou.
Outro ponto criticado por Nadine Basttos foi a demora na análise no monitor. O jogo ficou paralisado por mais de quatro minutos.
– O que mais incomoda é o tempo para manter a decisão. Quatro minutos é muito para um árbitro de elite analisar uma imagem, uma decisão que ele já tinha tomado dentro de campo, e depois mantê-la. O bom é que ele manteve a decisão correta – ponderou.
Veja o lance:
GUSTAVO MANCHA EXPULSO 🟥
— Prime Video Sport Brasil (@pvsportbr) August 9, 2025
O árbitro foi até revisar no VAR, mas seguiu com a decisão do campo! #FORxBOT #Fortaleza #Botafogo #BrasileirãonoPrimeVideo #FutebolAoVivo #EsporteséNoAmazonPrime pic.twitter.com/xdtk85djve