Ex-controlador da SAF Botafogo, John Textor soltou um comunicado nesta terça-feira (9/6) classificando a queixa-crime apresentada pelo Eagle Football Group, empresa que controla o Lyon, de “tentativa de difamação” e “retaliação” às denúncias feitas por ele contra Michele Kang, atual presidente do clube francês.
A queixa-crime apresentada pela EFG ao Ministério Público de Lyon fala que ela foi feita contra “pessoas desconhecidas”, citando operações que aconteceram entre maio de 2023 e junho de 2025, quando o clube tinha Textor como controlador.
No comunicado desta terça, o empresário norte-americano afirma que, em abril, apresentou uma “queixa-crime confidencial” contra Michele Kang por “corrupção privada, abuso de poder corporativo, apresentação de demonstrações financeiras incorretas e disseminação de informações falsas ou enganosas“.
Botafogo e Lyon estão em negociações para solucionar dívidas um com o outro devido ao modelo de caixa único adotado na gestão John Textor. O acordo é considerado fundamental para que o Glorioso finalize a venda da SAF para a GDA Luma Capital.
Leia a íntegra da nota oficial de John Textor:
Em 17 de abril de 2026, John Textor apresentou uma queixa-crime confidencial contra Michele Kang por corrupção privada, abuso de poder corporativo, apresentação de demonstrações financeiras incorretas e disseminação de informações falsas ou enganosas. Hoje, o Eagle Football Group finalmente respondeu, apresentando uma nova queixa-crime contra pessoas desconhecidas e divulgando publicamente a notícia à imprensa em uma aparente tentativa de difamação. A queixa-crime de Textor surgiu após ele ter relatado certas violações da lei à AMF, a reguladora do mercado financeiro, que iniciou sua própria investigação. Textor notificou formalmente o conselho do EFG sobre a queixa-crime em 22 de abril de 2026, exigindo ainda a demissão da Sra. Kang em uma carta enviada ao conselho do EFG em 24 de abril de 2026.
Textor afirmou: “É evidente que a denúncia criminal apresentada pela EFG é uma tentativa de desviar o foco da Sra. Kang, visto que as investigações referentes à nossa denúncia de abril em breve atingirão marcos críticos. Tenho questionado de forma consistente e transparente a exatidão das demonstrações contábeis do Olympique Lyonnais em meu site público , portanto, considero extremamente irônica a preocupação expressa pela EFG com transações financeiras obscuras.”