Jornalista sugere técnico português ao Botafogo: ‘Perfil muito semelhante ao do Artur Jorge’

Jornalista sugere técnico português ao Botafogo: ‘Perfil muito semelhante ao do Artur Jorge’
Arquivo pessoal

O Botafogo tinha André Jardine como alvo principal para substituir Artur Jorge e tem outros dois nomes sob sigilo. O jornalista Joza Novalis, especialista em análise de desempenho, sugeriu um nome que ainda não foi falado publicamente: Ricardo Soares.

Ele é português, tem 50 anos e está livre no mercado depois de deixar o Beijing Guoan, da China. Acumula passagens por Vizela, Chaves, Académica, Moreirense, Gil Vicente e Estoril, entre outros clubes portugueses, e pelo Al-Ahly, do Egito.

– A equipe dele, quando marca gol, marca muito gol. É um técnico de uma linha ofensiva, como Artur Jorge, como Luís Castro e assim por diante. É um técnico que, diante de alguns contextos, de algumas situações, vai jogar no modelo defensivo especulativo, como foi o Botafogo do Artur Jorge. Se encaixa plenamente, é um perfil muito adequado e muito semelhante ao do Artur Jorge – disse Joza.

O jornalista revelou que já indicou Ricardo Soares para o futebol brasileiro desde que ele dirigiu o Moreirense, em 2020. E destacou características táticas e de comportamento do treinador lusitano.

– Ele é partidário do 4-3-3, e é esse esquema que a gente vai ver em quase todas as situações. Mas também vimos ao longo desses tempos todos as equipes dele trabalhando com 4-4-2 e também já teve jogo trabalhando com uma linha de três zagueiros. Percebe-se variações. Essencialmente, ele prefere o 4-3-3 – detalhou.

– Ele é novo, tem 50 anos. É um cara de bem, boa praça, que tem uma lida muito boa com os jogadores. Um cara com sorriso sempre aberto, que gosta de conversar com os jogadores, de entender as dificuldades dos jogadores. E não é do tipo que o repórter perguntou um negócio e o cara começa a dar um monte de chute na cara, como vários técnicos portugueses – completou.

Joza Novalis lembrou que outros dois técnicos portugueses que deram certo no Botafogo também não chegaram com status ao clube alvinegro.

– O Botafogo não pode contratar um técnico top, porque é muito caro. O Botafogo não contratou técnico top até agora. O Luís Castro não era top coisíssima nenhuma, era um técnico que tinha altos e baixos. Com o Artur Jorge é a mesma coisa, de top não tinha nada. Agora ele sai do Botafogo muito mais prestigiado – concluiu.

Fonte: Redação FogãoNET e Canal do Joza Novalis

Comentários