Mesmo superior na partida diante de um fragilizado adversário, o Botafogo não conseguiu vencer novamente e apenas empatou em 2 a 2 com o lanterninha Juventude neste domingo, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso perdeu muitas chances, mostrou fragilidade defensiva e desperdiçou a oportunidade de abrir uma gordurinha para a zona do rebaixamento, ficando agora com 27 pontos.
O Botafogo começou até bem no jogo, mas sofreu um gol logo aos oito minutos quando pressionava a bola na frente. Nogueira lançou Bruno Nazário nas costas de Marçal, o meia avançou e rolou para Isidro Pitta chutar duas vezes para abrir o marcador: Juventude 1 a 0.
Mesmo sem apresentar um grande futebol, o Botafogo era superior ao Juventude e começou a desperdiçar diversas chances. Aos 14 minutos, Victor Sá recebeu lançamento de Lucas Fernandes e, livre, bateu de forma bisonha, sendo salvo pelo bandeirinha que assinalou impedimento – que com certeza seria revisado no VAR.
Quatro minutos depois, Adryelson cabeceou firme após escanteio e Pegorari fez uma defesaça. No lance seguinte, Jeffinho fez linda jogada e serviu Eduardo, que soltou a bomba no travessão. No fim do primeiro tempo, Júnior Santos perdeu dois gols feitos, e ainda teve pênalti não marcado de Paulo Miranda em Victor Cuesta.
No segundo tempo, o panorama do jogo não mudou, com o Botafogo seguindo em cima. E, graças ao talento de Jeffinho, conseguiu marcar. O garoto fez uma fumaça pelo lado esquerdo e rolou para Júnior Santos – agora sim – balançar as redes e empatar em 1 a 1. Azar que, logo depois, Pitta tabelou com Felipe Pires e recolocou o Juventude em vantagem, explorando a fragilidade defensiva alvinegra.
O Botafogo teve de correr atrás novamente do prejuízo e conseguium novamente com uma linda jogada de Jeffinho. Desta vez, o atacante rolou para trás para Gabriel Pires, mais um estreante, pegar de primeira com a perna esquerda, contando com um desvio no meio do caminho: 2 a 2.
Mesmo nitidamente cansado, o Botafogo ainda teve chances de sair com a vitória em Caxias do Sul. Aos 30 minutos, Jeffinho fez grande jogada pelo meio e chutou colocado, mas Pegorari voou e fez uma defesaça. Três minutos depois, em rápido contra-ataque, Vinícius Lopes enfiou para Luis Henrique, mas o chute acabou saindo muito fraco. E, no último lance, Vinícius Lopes teve a bola do jogo, mas chutou nas mãos do goleiro.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo volta a campo no próximo domingo para fazer o clássico contra o Flamengo, às 18h, no Estádio Nilton Santos. Depois, no domingo seguinte, dia 4, o Glorioso vai até o Nordeste visitar o Fortaleza, às 16h, na Arena Castelão.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 2 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Alfredo Jaconi
Data-Hora: 21/08/2022 – 11h
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Renda e público: R$ 31.900,00 / 3.090 pagantes
Cartões amarelos: Bruno Nazário e Capixaba (JUV); Adryelson e Victor Cuesta (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Pitta 8’/1ºT (1-0), Júnior Santos 15’/2ºT (1-1), Pitta 19’/2ºT (2-1) e Gabriel Pires 26’/2ºT (2-2)
JUVENTUDE: Pegorari; Rodrigo Soares, Nogueira, Paulo Miranda e Moraes; Élton (Capixaba 28’/2ºT), Anderson Leite (Marlon 26’/1ºT, depois Jean Irmer 2’/2ºT) e Chico; Bruno Nazário (Óscar Ruiz 28’/2ºT), Isidro Pitta e Felipe Pires (Vitor Gabriel 28’/2ºT) – Técnico: Umberto Louzer.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia (Rafael – Intervalo), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barbosa 38’/2ºT), Eduardo (Gabriel Pires 23’/2ºT) e Lucas Fernandes; Victor Sá (Luis Henrique 29’/2ºT), Júnior Santos (Vinicius Lopes 29’/2ºT) e Jeffinho – Técnico: Luís Castro.