Libra aprova novo rateio; diretor do Botafogo integra comissão para tentar união com a Liga Forte Futebol

Libra aprova novo rateio; diretor do Botafogo integra comissão para tentar união com a Liga Forte Futebol
Rodrigo Corsi/FPF

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) aprovou nesta terça-feira, em Assembleia Geral Extraordinária na sede da Federação Paulista de Futebol, um novo cálculo para a divisão de receitas oriundas de direitos de transmissão aos clubes, informa o “GE”. A decisão foi unânime.

Ficou estabelecido que a diferença final entre o que recebe o primeiro e o último colocado da fila do rateio seja no máximo de 3,9 vezes em um período de transição e 3,4 vezes após essa fase. Antes, esse cálculo estava em 4,88.

Com o novo modelo de divisão, a Libra se aproxima do que é exigido pelos integrantes do outro bloco, Liga Forte Futebol do Brasil (LFF), que é de 3,4 vezes. A entidade espera que a soma dos contratos de transmissão cheguem ao patamar de R$ 2,8 bilhões.

A divisão de receitas, assim, fica em 40% igualitário, 30% de performance e 30% de engajamento medido somente por audiência – durante a transição. Os critérios permanecem após esse período, mas o modelo muda para 45/30/25, como é na LFF.

Botafogo, Bahia, Red Bull Bragantino, Cruzeiro e Vasco – todos empresas – foram os clubes que mais tiveram participação na discussão da nova proposta.

Diretor do Botafogo integra comissão

A Libra também criou um comitê de membros que negociará com a LFF em busca de uma união. Thairo Arruda, diretor da SAF do Botafogo, é um deles. Também integram o grupo Alberto Guerra (Grêmio), Duilio Monteiro (Corinthians), Gabriel Lima (Cruzeiro), Guilherme Bellintani (Bahia) e Rodolfo Landim (Flamengo).

Fonte: Redação FogãoNET e GE

Comentários