O início da entrevista coletiva de Luís Castro após a derrota do Botafogo por 1 a 0 para o Athletico-PR, neste sábado (3/6), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro-2023, foi explicando as alterações que fez. O treinador alvinegro colocou Lucas Piazon, Janderson e Victor Sá para tentar mudar o cenário da partida.
– Estávamos a jogar em 4-3-3, alteramos para 4-4-2, fizemos com que Janderson aproveitasse as costas do lateral e criamos linha de quatro com Piazon e Victor Sá por fora. Piazon na intenção da bola parada, pois ficamos sem nossos homens da bola parada, como Marçal e Eduardo, Lucas Fernandes tinha saído. Também por ser um médio que não fosse tão ao fundo, para atrair marcação para Janderson e Tiquinho aproveitarem nas costas dos laterais, com Victor Sá por fora fazendo movimentos para dentro. Conseguimos nesse período chegar mias vezes à baliza do Athletico, conseguimos criar, mesmo nos expondo mais um pouco. Foi uma partida muito apertada, muito intensa, com equipes quiseram muito ganhar. Seguimos em frente, com tudo que queremos de cada jogo e preparando para o próximo jogo – resumiu Luís Castro.
O técnico português também analisou o confronto em Curitiba.
– A análise que faço do jogo é que foi muito apertado, no fim da primeira parte uma grande finalização de fora da área fez o resultado final. Tivemos entrada forte no jogo, depois por um período o Athletico ficou por cima, foi um jogo de muitas alternâncias. Fomos uma equipe com um querer muito grande em campo, mas não foi em querer que fosse limpo a ponto de chegarmos à baliza adversária. Quando colocamos o 4-3-3, em que o Marlon fazia a base do triângulo, Tchê Tchê e Lucas Fernandes tinham mais liberdade para chegar perto do Tiquinho, Júnior Santos dando largura máxima e Luis Henrique também, não conseguiram libertar-se da marcação do Athletico. O jogo nos fugiu da mão, tentamos virar nos últimos momentos – disse Luís Castro.
– Foram três jogos (contra o Athletico), todos eles diferentes. Fazendo um balanço superficial, é compreender que houve um jogo que eles ganharam, outro em que ganhamos bem, hoje um jogo bem apertado. São duas boas equipes, sempre se percebeu grande respeito pela outra. Muito competitivas, se entregam, determinadas, certamente vão fazer um bom campeonato – completou.