O técnico Luís Castro e o lateral-direito Rafael, do Botafogo, serão julgados pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD na próxima quinta-feira (22/6), a partir das 10h, por conta das expulsões no clássico contra o Flamengo, dia 30 de abril, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro-2023.
Castro foi denunciado no artigo 258 do CBJD (conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva), que prevê pena de um a seis jogos. Em relação a Rafael, a situação é mais complicada ainda. O lateral foi denunciado no artigo 254-A (agressão), com pena prevista de quatro a 12 jogos.
No clássico, vencido pelo Botafogo por 3 a 2, Luís Castro foi expulso pela árbitra Edina Alves Batista por ter reclamado de que ela não havia autorizado uma substituição. Rafael, por sua vez, foi expulso pelo segundo cartão amarelo, após sofrer uma falta e ter atingido Everton Cebolinha numa disputa, no início do segundo tempo.
Caso sejam punidos pelo STJD na quinta-feira, Luís Castro e Rafael não poderão participar do jogo contra o Palmeiras, domingo, no Allianz Parque, mas poderiam estar presentes no duelo contra o Cuiabá, que ocorre no mesmo dia do julgamento.