Rafael vinha fazendo um bom jogo, mas acabou expulso mais uma vez por dois lances desnecessários de cartão amarelo no clássico contra o Flamengo neste domingo (30/4), no Maracanã. Na entrevista coletiva após a vitória por 3 a 2, o técnico do Botafogo, Luís Castro, procurou valorizar mais o espírito de luta do grupo do que fazer qualquer cobrança a seu atleta.
– Quem andou lá dentro, há atitudes reativas. Foi uma atitude reativa dele. Claro, impensada, mas uma atitude reativa. A mim o que mais interessa agora é a forma como a equipe correu pelo Rafa, e a forma como o Rafa vai sentir uma equipe toda correndo por ele. Conquista-se muitas coisas quando há coisas negativas dentro da equipe. Acho que a equipe vai perceber que não pode cometer um ou outro o erro, mas quando algum colega cometer um erro, a equipe vai saber o caminho a percorrer para amenizar aquilo que é um erro do colega. É o espírito de grupo que está instalado na equipe – disse.
Rafael terá de cumprir suspensão automática e desfalca o Botafogo no jogo do próximo domingo, contra o Atlético-MG, no Nilton Santos, pela quarta rodada do Brasileirão. Para a partida da próxima quinta, contra a LDU, pela Copa Sul-Americana, o lateral poderá atuar.