O gol corretamente anulado de Gabriel Barbosa com ajuda do VAR no clássico Flamengo 0x1 Botafogo neste domingo segue dominando as discussões nos principais canais esportivos. Carlos Eduardo Mansur, comentarista do SporTV, viu o que chamou de uma “falha de comunicação” na revisão do lance, mas destacou a importância de que os clubes aceitem possíveis imperfeições da tecnologia.
– Acho que houve uma falha de comunicação entre o Daniel Bins e o operador, ele pede um frame antes. O uso da tecnologia vai nos trazer novas discussões e necessidades. No caso de não ter o frame exato, vai prevalecer o campo? Ou vamos engrossar a linha como fez a Inglaterra para assumir uma margem de erro maior que se aproxime do olho humano? Ou vamos aceitar que a competição tem essa tecnologia, com essa margem de erro, que é uma regra que vale para todos – sugeriu.
Mansur continua.
– O esporte se edifica sobre um pacto, que são as regras que valem para todos. Escolhemos essa tecnologia, o VAR, com essa margem de erro, que pode ser uma diferença de um frame. Hoje vai ser contra você, amanhã pode ser a favor. O importante é que a regra esteja valendo para todos – destacou o comentarista, encerrando:
– Convivemos 100 anos com o olho humano que não decide um lance desse. Ampliamos para um nível de detalhe maior com uma margem de erro inferior ao do olho humano, aí aceitamos esse pacto ou não.