‘Matheus Nascimento é um avião, mas vamos com calma. Ainda está maturando’, diz médico do Botafogo

142 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

‘Matheus Nascimento é um avião, mas vamos com calma. Ainda está maturando’, diz médico do Botafogo
Vitor Silva/Botafogo

Promessa de 18 anos, Matheus Nascimento ainda está em fase de crescimento. Foi o que explicou o coordenador médico do Botafogo, Gustavo Dutra, em entrevista ao podcast “Glorioso Connection”, nesta semana. Ele contou o atual estágio do centroavante.

Você olha o Matheus, parece que é magrinho, todo jogador de futebol é magrinho, forte e magro, o Matheus é muito forte, mas é grande. Esse ano deve estar terminando sua maturação. Até ano passado, quando fizemos a avaliação dele, estava no profissional e ia para o sub-20 para se manter em competição, fazia gols, foi campeão, não tinha maturado completamente. Maturar é terminar de crescer, para depois só desenvolver, ganhar força. Matheus está maturando ainda. Você vê que quando joga no sub-20 ele sobra, na Seleção Brasileira vai bem, só tem 18 anos, é 2004 – pontuou Gustavo Dutra, que citou outros casos.

Quando o atleta matura mais rápido, independentemente da posição, consegue se desenvolver logo no profissional em comparação ao que ainda está maturando. Você pega um atleta de outro clube, com mais ou menos a mesma idade, mais maturado. Vitor Roque é um ano mais novo, estive com ele na Seleção, é um trator, forte, é maturado. Outro, um ano acima, é o Marcos Leonardo, maturado, forte para caramba. É constituição genética. Depois não cresce mais em estatura ainda, mas desenvolve a parte músculo esquelético, fica mais fácil – explicou.

O coordenador médico alvinegro rasgou elogios a Matheus Nascimento e pediu calma com o jogador.

Repara quando o Matheus começou a ir para o profissional. Peguei como adversário, estava no Flamengo, no sub-20, ele com 16 anos já nos enfrentava e jogava bem. Quando sobe para o profissional, pega cara de 30 anos o marcando. É outro nível de força. Matheus ano passado já tinha ganho não sei quantos quilos de massa muscular e ainda estava em maturação. Mas é um processo, não podemos arrebentar as articulações de um jogador para produzir o que nós gostaríamos ou o que a torcida gostaria. Tem que ir com calma, é a vida de um atleta de 18 anos. Tem excelente estatura, força, é finalizador, centroavante técnico, domina a bola e sabe o que faz. Vamos dar um tempinho para o garoto. Finaliza com as duas pernas, consegue jogar de frente e de costas para o gol. O moleque é um avião, mas vamos com calma – pediu.

Veja o vídeo:

Fonte: Redação FogãoNET e Glorioso Connection

Notícias relacionadas