Consultor de arbitragem do Grupo Globo, Paulo Cesar Oliveira criticou a atuação do VAR Thiago Duarte Peixoto (SP) no lance da expulsão de Gustavo Mancha, do Fortaleza, no jogo contra o Botafogo no último sábado (9/8), na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.
Gustavo Mancha atingiu com um carrinho frontal o volante alvinegro Danilo, e o árbitro Anderson Daronco (Fifa/RS) mostrou o cartão vermelho diretamente. Peixoto recomendou revisão, mas o juiz de campo manteve sua decisão.
– Foi uma rodada com bastante participação do VAR. Em oito jogos, tirando Grêmio x Sport e o jogo de amanhã [segunda-feira], foram nove revisões do VAR. Algumas até sem muito sentido, como ontem [sábado] a expulsão do jogador do Fortaleza, que o Daronco acertou em campo e o VAR chamou para tentar corrigir uma decisão que já estava certa do Daronco – disse PC Oliveira no programa “Fechamento“, do SporTV.
– Ainda a gente tem muita participação do VAR, é claro que o importante sempre é a decisão final ser correta, como nós vamos mostrar no pênalti a favor do Vasco [contra o Atlético-MG], mas ainda precisamos melhorar o desempenho no campo de jogo, porque o VAR acaba participando demais e interferindo muito – completou o ex-árbitro.
Veja o vídeo com os diálogos do VAR no lance:
“O contato não é tão pleno. Ele atinge a bola e a perna rola por cima…Ele pega de raspão a canela”
— Oguma (@renanoguma) August 10, 2025
Foi o que disse o árbitro de vídeo Thiago Duarte Peixoto na expulsão de Gustavo Mancha no jogo entre Fortaleza x Botafogo. pic.twitter.com/REIr0nON7w