Comentarista do SporTV, Paulo Cesar Vasconcellos não acredita que o Botafogo ainda possa ser o campeão brasileiro de 2023. Após empatar em 2 a 2 com o Fortaleza, nesta quinta-feira (23/11), na Arena Castelão, o time caiu para a vice-liderança no Brasileirão, com um a ponto a menos que o Palmeiras.
– O problema, embora verbalize Tiago Nunes que acreditam no título, é que os jogadores do Botafogo não acreditam nessa possibilidade. Porque nessa reta de chegada, que coincide com as previsões de antes do campeonato com Palmeiras e Flamengo como candidatos, mesmo em ano com frustrações e eliminações, o Botafogo demonstra que quando está tudo bem “sou muito bom”, mas quando surgem problemas “não sei o que fazer”. Guardando as devidas proporções, isso aconteceu no Estadual, como em clássicos com expulsões contra Flamengo e Vasco. No primeiro turno, eram só tapinhas nas costas, “vocês vão ser campeões”. Começa a descarrilar após desastrosa entrevista do Bruno Lage em clássico com Flamengo e não volta para o trilho. Fez campanha tão espetacular que continua na briga pelo título mesmo com três vitórias no segundo turno. Quando você não acredita na sua capacidade, ontem o jogo demonstrou isso, exceto por Danilo Barbosa, Diego Costa e Gabriel Pires, porque antes era passividade e inconformismo – destacou.
– Como você difere o jeito de ser de uma pessoa? Porque tem gente que fala dois minutos sobre vitórias e duas horas sobre derrota. A maior mobilização ontem foi quando o jogo acabou reclamando que o acréscimo foi pouco. Teve muito tempo de jogo, vai reclamar que não deu dois minutos a mais? É hora que pode se vitimar, desenvolver o coitadismo, sou eu. No Flamengo e no Palmeiras não tem isso. Houve erros contra todos, arbitragem brasileira tem problema, mas você tem que acreditar na sua capacidade. O Botafogo está com 61 pontos e há quanto tempo você espera resposta e ela não vem? Esse ano esquece o título. O Botafogo agora corre sério risco de terminar o campeonato fora do G-6. O jogo de ontem, exceto pelos três citados, todos os outros são dominados pela apatia. A única mobilização é para reclamar do árbitro que só deu seis minutos – disse PC Vasconcellos, no programa “Seleção SporTV”.
O comentarista, no entanto, não acredita que haja corpo mole por parte dos atletas
– Nenhum desses jogadores está de má vontade ou sacanagem. Eles simplesmente do ponto de vista emocional não conseguem se reconectar. Eles querem, mas não conseguem. Por isso que a preocupação tem que ser terminar no G-4 que será uma proeza, no G-6 um feito e fora do G-6 algo esperado. Não há a menor condição desse time brigar pelo título. Está naquela posição, mas vai entrar em campo acuado contra o Santos, o torcedor vai apoiar com ressalvas. O jogo de ontem poderia apresentar no resultado e no aspecto comportamental um “estou acordando”. Teria pouco a ver com Tiago Nunes, mais com os jogadores. Mas o jogo mostrou que não conseguem sair do atoleiro que entraram – salientou.
– Algo que é negligenciado e é de fundamental importância é o aspecto mental. Quando você é elogiado, vai construindo cinturão de confiança. Quando surge o primeiro revés, para mim nem jogou mal, mas o técnico foi desastroso na entrevista. Esse grupo do ponto de vista emocional imagino o quanto está sofrendo, nenhum deles está dormindo, querendo sair, perguntariam onde não se fala de Campeonato Brasileiro para ir. É óbvio que esses caras não estão dizendo “quero que se dane”, estão sofrendo, só não mais que os torcedores. O sofrimento deles (jogadores) é de agora. Mas o emocional foi embora – completou.