Em julgamento realizado no início da noite desta quarta-feira (22/3), o Pleno do TJD-RJ negou recurso do Botafogo e decidiu por manter a pena de oito jogos de suspensão ao atacante Tiquinho Soares pela “cabeçada” no árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano no clássico contra o Flamengo, em Brasília. Além disso, a multa foi aumentada de R$ 3 mil para R$ 10 mil. O Botafogo ainda pode recorrer ao STJD.
Tiquinho havia sido punido pela 5ª Comissão Disciplinar com quatro jogos de suspensão por infração ao Art. 258 (desacato) e mais quatro jogos no artigo 243-F (ofensa a honra). Ele atuou contra a Portuguesa no último sábado por conta de um efeito suspensivo, mas está fora do restante da Taça Rio.
Por conta do tamanho da pena, Tiquinho Soares também terá mais jogos de suspensão a cumprir no Campeonato Carioca-2024, inclusive. Ele já cumpriu duas partidas, nos jogos contra Resende e Portuguesa, pela 10ª e 11 rodadas do Estadual.
Sem Tiquinho, Matheus Nascimento deve ser o titular do Botafogo no jogo de volta das semifinais contra a Portuguesa, segunda-feira, em Volta Redonda, e também nas duas partidas de uma eventual final da Taça Rio. Vale lembrar que o Glorioso precisa conquistar o título da competição para se garantir na Copa do Brasil de 2024.