Um dos destaques do Botafogo na Copa do Mundo de Clubes, John foi alvo de uma extensa reportagem do portal britânico “The Athletic”, braço de esportes do “The New York Times”, nesta quarta-feira (9/7).
A reportagem, assinada pelo jornalista Matt Pyzdrowski, conta com 26 parágrafos, prints de situações ocorridas no Mundial e enumera as qualidades do goleiro alvinegro, que tem sido apontado como alvo do Manchester United.
A matéria começa com uma espécie de comparação com Ederson, goleiro do Manchester City. Isso porque são destacados os lançamentos longos e o jogo de pés de John, frisando sua capacidade de atrapalhar a marcação adversária com viradas de jogo rápidas.

A saída de gol de John também é exaltada, mostrando como exemplo a atuação contra o Atlético de Madrid. O goleiro alvinegro tem 1,96m de altura e consegue cobrir a área com facilidade, agilidade e agressividade, cortando cruzamentos.
Outra valência apontada na reportagem é a defesa de chutes. O “The Athletic” cita a métrica xGOT, que mede a expectativa de gols no alvo. John registrou em 2024 um diferencial de 8,0 no xGOT – ou seja, ele evitou oito gols a mais do que o esperado na média dos goleiros com os chutes que recebeu. Na Premier League, o melhor desempenho foi de Ederson, com 5,0.
Não só elogios
A reportagem não mostra apenas os pontos fortes de John. No fim da matéria, o texto cita que John tem poucos jogos em competiçõesde grande porte tendo em conta sua idade (29 anos).
“Esta não é uma contratação no estilo de Ederson ou Alisson, que jogavam em times da Liga dos Campeões quando tinham 23 anos. É por isso que, apesar de sua impressionante forma recente e do crescente interesse de clubes europeus, John está sendo visto como uma aposta mais moderada e estratégica para ser um reserva de alto potencial, em vez de um titular garantido na Premier League”, diz a matéria, encerrando:
“Ainda assim, caso o United — ou qualquer outro grande clube inglês — conclua o acordo, seria uma contratação inteligente. John pode não gerar manchetes, mas em uma liga onde cada papel no elenco importa, ele pode discretamente se tornar uma das contratações mais importantes do verão.”