Afastado pela CBF depois da atuação desastrosa no clássico São Paulo 2×3 Palmeiras, no dia 5 de outubro, Ramon Abatti Abel voltou à escala do Campeonato Brasileiro em um jogo do Botafogo em função inédita para o árbitro.
Do quadro da Fifa, Ramon Abatti Abel foi escalado para ser Assistente do Árbitro de Vídeo 2 (AVAR 2) do jogo do Glorioso contra o Mirassol neste sábado (1/11), às 18h, no Estádio José Maria de Campos Maia, pela 31ª rodada da competição nacional. Ele não trabalha no VAR desde 2020.
Ramon Abatti passaria por “treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades”, segundo a CBF, depois de comandar o clássico paulista no começo do mês. Desde então, ele não foi mais escalado.
Um dia depois de ser AVAR 2 em Mirassol x Botafogo, Abatti Abel voltará a apitar um jogo. Ele foi escalado pela Federação Catarinense para comandar Figueirense x Marcílio Dias no domingo (2/11), às 15h, no Orlando Scarpelli, pelas semifinais da Copa SC.
Bins comanda VAR
O árbitro de vídeo de Mirassol x Botafogo será Daniel Nobre Bins, com histórico de decisões polêmicas em jogos do Glorioso. Foi ele quem recomendou a revisão da expulsão de Gregore na eliminação para o Bahia na Copa do Brasil de 2024 e validou um gol ilegal de Isidro Pitta na derrota alvinegra para o Cuiabá no Brasileirão de 2023.
Veja a arbitragem de Mirassol x Botafogo:
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
Assistente 2: Michael Stanislau (RS)
Quarto-árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)
AVAR: Andre da Silva Bitencourt (RS)
AVAR 2: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
Observador de VAR: Anderson Carlos Goncalves (PR)
Assessora: Janette Mara Arcanjo (MG)
Quality manager: Nayara Pereira dos Santos (RJ)








