Jornalista do Grupo Disney, nos canais ESPN, Fábio Sormani se revoltou por o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, admitir que o VAR não precisa disponibilizar todas as imagens para o árbitro de campo. Em postagem no X, o comentarista foi duro.
– INACREDITÁVEL!!! Você sabia disso? Nem eu. Esse depoimento do Seneme fortalece o Textor: o VAR no Brasil não é confiável porque quem tem que decidir (o árbitro) não recebe todos os elementos para ele julgar um lance. Repito: INACREDITÁVEL!!!! – escreveu Sormani.
Diante de comentários de internautas, o jornalista esclareceu sua visão.
– Vamos desenhar: OBVIAMENTE que o árbitro não precisa de TODAS as câmeras. As que estão no ataque oposto são descartáveis. Mas ele tem que ter acesso a TODAS as câmeras do ataque em análise e não APENAS de três delas. Se o VAR vê TODAS essas imagens, por que o árbitro não pode??? – indagou.
A questão foi tratada como manipulação por John Textor, acionista da SAF do Botafogo, e pelo senador Carlos Portinho, que vai pedir investigação na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas.