Textor publica relatório mostrando Botafogo prejudicado contra o Atlético-MG: ‘Apito por apito, todos precisam melhorar’; árbitro e bandeirinha estarão no jogo contra o Fortaleza

John Textor em Botafogo x Palmeiras | Campeonato Brasileiro 2023
Reprodução/TV Globo

O Botafogo visita o Fortaleza nesta quinta-feira (23/11), na volta do Campeonato Brasileiro após última data Fifa de 2023. Na noite desta quarta, John Textor, acionista majoritário da SAF, postou nas redes sociais uma cobrança para a melhoria do nível da arbitragem brasileira – excluída poucos minutos depois.

O jogo desta quinta no Ceará terá arbitragem de Ramon Abatti Abel (Fifa/SC) e Thiaggo Americano Labes (SC) como assistente – ambos trabalharam na derrota do Botafogo para o Atlético-MG, há cerca de dois meses, na Arena MRV, em que Diego Costa marcou um gol legal que foi anulado – e no qual o VAR nem sequer recomendou revisão.

Em post no X (ex-Twitter), John Textor compartilhou um relatório feito pela empresa “Good Game!“, em inglês, que traz o método REF-EVAL para avaliar as decisões da arbitragem. E constata que o Botafogo foi sim prejudicado naquele jogo em Belo Horizonte.

Dia de jogo do Botafogo amanhã! Apito por apito, todos precisam melhorar seu jogo. Vamos!“, escreveu Textor, compartilhando o link do documento (📂 que pode ser acessado aqui).

O relatório aponta que, no gol de Diego Costa anulado, não se configura impedimento de acordo com as páginas 93 e 94 do livro das regras do jogo de 2023/24, já que o atacante botafoguense não estava ativo na jogada e que ele recebe a bola de um adversário que “deliberadamente tocou na bola”.

Foram analisados 117 lances, com nove erros – quatro favoráveis ao Botafogo e cinco ao Atlético-MG. A “Good Game!” desenvolve métodos e programas para identificar ocorrências relacionadas à manipulação de resultados e à arbitragem. A empresa presta serviço para ligas, associações, justiça, polícia, torcedores, imprensa e patrocinadores.

Na conclusão do relatório, o placar correto do jogo seria 1 a 1, ressaltando que o Atlético-MG foi beneficiado por uma decisão incorreta da arbitragem – no caso, do assistente Bruno Raphael Pires, que não estará em ação no jogo desta quinta contra o Fortaleza, e também do VAR Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, que não recomendou revisão do gol anulado de Diego Costa.

Trinta e três minutos após publicar a mensagem, John Textor apagou o post (mas o relatório segue no ar). Em seguida, o empresário norte-americano escreveu: “Dia de jogo do Botafogo amanhã. Todo o resto pode esperar.”

https://twitter.com/JohnTextor/status/1727528138538651926

*Atualizado à 00h25

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários