Um grupo de torcedores do Botafogo residentes no Rio Grande do Norte, o “Espaço Botafogo RN”, divulgou uma nota de repúdio nesta quinta-feira sobre os fatos ocorridos antes e depois do jogo contra o ABC, quando o clube acabou eliminado da Copa do Brasil.
No texto, além de críticas à atuação da equipe e, mais especificamente, ao lateral-esquerdo Rafael Carioca e ao volante Luiz Otávio, a torcida pediu à diretoria do Botafogo uma apuração rigorosa sobre a atitude do meia Felipe Ferreira.
Segundo relatos, o jogador teria mostrado o dedo do meio de dentro do ônibus, quando a delegação deixava o Frasqueirão. Em suas redes sociais, no entanto, Felipe nega que tenha feito qualquer gesto ofensivo aos torcedores presentes no local.
Confira a nota da ‘Espaço Botafogo RN’:
“O Espaço Botafogo vem por meio dessa nota expressar toda a indignação com a atitude de alguns jogadores, desde a chegada ao aeroporto, quanto na saída do Estádio Maria Lamas Farache (Fasqueirão), após a desclassificação para o ABC.
Queremos ressaltar que organizamos um pequeno grupo de torcedores e sabíamos que não poderíamos ter contato com a delegação, pois estamos vivendo a pandemia da Covid-19. A nossa intenção como torcedores era apoiar de forma calorosa a equipe. Porém, a grande maioria dos jogadores fizeram pouco caso da nossa presença, apenas Kanu se deu ao trabalho de acenar aos que estavam presentes. Vale ressaltar que o semblante dos atletas era de uma equipe derrotada, com um clima pesado e uma tristeza no rosto dos jogadores, como vocês podem reparar no vídeo que circulou nas redes sociais.
Diante da partida que o Botafogo fez, não temos muito a declarar, pois qualquer um que entenda o mínimo de futebol tem a consciência de que a equipe não fez o mínimo para garantir a vaga na Copa do Brasil, que iria render ao Botafogo a bagatela de R$ 1,7 milhões. Os jogadores amplamente espaçados entre eles, sem a opção da troca de passes rápidos, sem velocidade para chegar ao ataque e uma marcação frouxa, contra um adversário que joga a Série D do futebol brasileiro.
Queremos aqui também responder ao Kanu, que realmente não somos o Real Madrid, mas que pelo menos possamos montar uma equipe competitiva que possa chegar às finais do fraquíssimo Campeonato Carioca e ganhar do ABC, que também é uma equipe que passa por momentos difíceis financeiramente.
Outro ponto que não podemos deixar passar batido foi a fraca atuação de Rafael Carioca, que não merece vestir a camisa do Glorioso. O atleta chegou há pouco tempo e, sem nenhuma explicação, ganhou a vaga de titular, barrando PV, que vinha numa crescente. Luiz Otávio é outro que não merece nem ser jogador profissional, desde o ano passado a torcida fica no pé desse atleta, mostrando para a diretoria que ele não tem condições de jogar e mesmo assim tem contrato renovado.
Por fim, pedimos à diretoria uma apuração rigorosa com relação à atitude de Felipe Ferreira, quando, ao ser eliminado de forma vergonhosa, debocha da paixão dos torcedores presentes, rindo e fazendo gestos obscenos. Os torcedores botafoguenses já estão desgastados de mais para aturar esse tipo de atitude.”