O borderô de Flamengo 2 x 3 Botafogo, realizado no último domingo (30/4), no Maracanã, mostrou que a torcida alvinegra teve apenas 6,2% da carga total de ingressos, ao contrário do que manda o Regulamento Geral de Competições da CBF, que diz que o clube visitante tem o direito a reservar 10% da capacidade.
Dos 54.037 ingressos disponíveis para o clássico, incluindo gratuidades e cortesias, a torcida do Botafogo, que ficou num pedaço da parte superior do setor Sul, teve apenas 3.378 bilhetes – todos vendidos. Se a regra dos 10% fosse seguida, seriam mais de 5 mil alvinegros no Maracanã.
Por conta do pequeno espaço reservado para os alvinegros, a torcida do Botafogo precisou forçar para aumentar mais a área, já que muitos não conseguiam lugar para ficar. Como retaliação, a Polícia Militar retirou faixas e instrumentos dos torcedores do Glorioso.
📄 Veja o que diz o Regulamento Geral de Competições da CBF:
Art. 98 – O Clube visitante terá o direito de reservar à sua torcida a quantidade máxima de ingressos correspondente a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança, desde que se manifeste em até 3 (três) dias úteis antes da realização da partida, por meio de ofício dirigido ao Clube mandante, obrigatoriamente com cópia às Federações envolvidas e à DCO.
Parágrafo único – Caso os órgãos de segurança informem, após inspeção, quantidade diferente à prevista no caput, esta prevalecerá, cabendo ao Clube mandante repassar o relatório da referida inspeção à CBF no prazo de 10 (dez) dias de antecedência da partida ou, em caso de partida eliminatória (mata-mata), antes da partida de ida do confronto.
📄 Veja o borderô de Flamengo 2 x 3 Botafogo:
