A declaração do técnico do Botafogo, Luís Castro, de que estranhou muitos brasileiros não conhecerem Tiquinho Soares foi criticada pelo comentarista Zinho, da ESPN. O ex-jogador considerou que não é obrigação dos comentaristas e torcedores conhecerem todos os atletas, citando que o currículo do camisa 9 do Glorioso não engloba grandes clubes.
– Por que é um espanto não conhecerem o Tiquinho? Para quem está buscando reforços, o setor de análise de desempenho, aí sim é o trabalho deles, cada um na sua. Eu aqui como comentarista não sei, não conheço todos os jogadores. Eu fui campeão do mundo e tem treinador no Brasil que não me conhece, passa por mim e não me cumprimenta. Eu vou ficar chateado com isso? O cara não tem obrigação, de repente não viu aquele momento – falou Zinho no programa “Sportscenter”.
– Muita gente da imprensa não acompanhou o Tiquinho, que não jogou em nenhum time de ponta no Brasil. Lá fora, dos clubes mais conhecidos, vamos dizer assim, jogou só no Porto e no Olympiakos. Não sei se ele (Luís Castro), por exemplo, passaria por mim e iria me reconhecer. Acho ele ótimo treinador, mas menos. Essa coisa de treinador ir na coletiva e ficar ensinando o que tem que perguntar, falar… É cada um na sua – completou.
Campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994, Zinho, no entanto, reconheceu que muitas pessoas, por não conhecerem o jogador, acabam fazendo críticas precoces e injustas.
– Tem muita gente também que não sabe fazer uma análise e menospreza o cara, desrespeita o cara, aí eu concordo com o Luís Castro, tem que esperar o cara jogar. E eu bato palma para o Tiquinho, está jogando muito bem, eu não o conhecia – admitiu.