Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Taça Rio

16/05/21 às 11:05 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

X

Escudo Vasco
VAS

Taça Rio

09/05/21 às 18:00 - Nilton Santos

Escudo Nova Iguaçu
NOV

0

X

1

Escudo Botafogo
BOT

Carioca

02/05/21 às 18:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

0

X

0

Escudo Nova Iguaçu
NOV

Botafogo deveria ter usado Carioca como laboratório, seria mais honesto e inteligente; confiança ruiu

74 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Marcelo Chamusca e Eduardo Freeland - Botafogo
Vitor Silva/Botafogo

Falar depois do fracasso pode parecer fácil. Aqui não se trata de querer ser engenheiro de obra pronta. Mas os resultados ruins do Botafogo e as duas eliminações num intervalo de quatro dias evidenciam um erro no planejamento neste início de temporada.

Não seria mais inteligente ter usado o Campeonato Carioca como um laboratório? O Botafogo teve uma semana de intervalo entre o fim do Brasileiro e o início do Estadual. E desde o começo, o técnico Marcelo Chamusca usou o que tinha de melhor à disposição – pelo menos na visão dele, claro. Com muitos atletas que depois deixaram o clube, inclusive.

Em todas as entrevistas coletivas, Chamusca reclama da falta de tempo para treinar e de não ter tido uma pré-temporada. Agora, depois da derrota para o Fluminense, criticou a Ferj por ter marcado o clássico para sábado, três dias depois de um jogo em Natal pela Copa do Brasil. Oras, o calendário já era sabido antes de começar a temporada.

Seria muito mais inteligente ir utilizando atletas mais jovens, que estão subindo agora, como Cesinha, Sousa, Kayque e Matheus Nascimento, e até mesmo aqueles que não estão nos planos, como Kevin, Lecaros, Davi Araújo e Rhuan, nos jogos do Estadual. Talvez até recuperassem um ou outro…

Desta maneira, Marcelo Chamusca teria o tempo do qual tanto reclama para ambientar os reforços que foram sendo contratados, fortalecer a parte física e implementar seus conceitos táticos. Privilegiaria o trabalho e os jogos na Copa do Brasil, podendo usar um jogo ou outro do Carioca como teste.

O Botafogo, aliás, foi o único dos grandes a ter usado desde o começo os titulares no Campeonato Carioca. Flamengo, Vasco e Fluminense iniciaram com equipes sub-23 e até sub-20. Coincidentemente ou não, o Glorioso agora é quem faz de longe a pior temporada até aqui, eliminado de tudo que disputou.

Se essa estratégia fosse adotada, tudo teria que ser bem transparente com a torcida. A mensagem deveria ser clara: o Carioca fica em segundo plano, esqueçam os resultados nessa competição, mas vamos focar na Série B. O que restou foram só questionamentos sobre o trabalho de Chamusca e Freeland e a confiança dos jogadores tendendo a zero.

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas
Comentários