É f&#% perder um jogo com três gols nos dez minutos finais depois de abrir 3 a 1 em casa. Se você, torcedor alvinegro, não ficou p* da vida com a derrota de sábado para o São Paulo, então tem algo errado. Tem que ficar chateado mesmo. Mas, fazendo coro às palavras de Jair Ventura na entrevista coletiva, não é hora de caça às bruxas.

Não podemos deixar que dez minutos desastrosos freiem a comunhão positiva entre a torcida e este grupo de jogadores, que já mostrou ser fantástico em diversas ocasiões. Já superamos obstáculos importantíssimos, como as fases preliminares da Libertadores e o grupo da morte, além da virada sobre o Atlético-MG na Copa do Brasil na semana passada.

Jair Ventura (FOTO: Vitor Silva/SSPress/BFR)

Jair pede calma: não é hora de caçar bruxas mesmo (FOTO: Vitor Silva/SSPress/BFR)

Para pegar um exemplo-antítese de como um jogo desse pode não servir de nada. Lembra daquele jogo contra o Ceará na Copa do Brasil de 2014? Foi uma das viradas mais épicas da história do Botafogo! O Glorioso estava sendo eliminado no Castelão, mas fez dois gols aos 49′ e aos 50′ do segundo tempo, com Cachito Ramírez e André Bahia, e venceu pelos mesmos 4 a 3 (veja os gols abaixo)! Acabou eliminado na fase seguinte, tomando 5 a 0 do Santos e, mais tarde, sendo rebaixado para a Série B no Brasileiro. Ou seja… Pois é!

É claro que houve erros no sábado, e muitos. Nossa zaga dormiu demais, Jair mexeu mal – poderia ter fechado o time e respondido às alterações de Dorival Júnior -, houve um enorme relaxamento… Coisas que não podem acontecer em hipótese alguma. É inadmissível sofrer três gols nos dez minutos finais. Mas os próprios jogadores já tinham o acertado discurso no fim: tem que tirar lições e bola para frente.

Virada épica por 4 a 3 sobre o Ceará. Lembram? Não adiantou de nada!

Temos mais um jogo importante pelo Brasileiro (quarta-feira à noite, contra o Palmeiras, novamente em casa) e três decisões neste mês de agosto (o jogo de volta contra o Nacional-URU e os dois jogos pelas semifinais contra o Flamengo). Esse grupo tem crédito e as vitórias e classificações só continuarão vindo com essa sinergia com a torcida alvinegra, que vem dando show.

Saudações alvinegras!