Pitacos | Bicho, churrasco, conversas, união, ambição: ‘Acesso Total’ do Botafogo mostra o que realmente motiva jogadores

12 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Enderson Moreira no Botafogo
Reprodução/SporTV

* O ótimo quarto episódio de “Acesso Total” mostrou a chegada de Enderson Moreira e o início da arrancada do Botafogo na Série B. Um ponto legal de se entender é como funciona a motivação dos jogadores. Sem o limite do “politicamente correto”, a série mostra a realidade.

* Uma delas é o famoso “bicho”, pagamento adicional por vitórias. O presidente Durcesio Mello negocia as recompensas diretamente com os jogadores no vestiários, gerando alegria no grupo quando aumenta o valor e um engraçado pedido de “mais dinheiro” de Gilvan. O lado financeiro move os atletas, como move a maioria dos seres humanos.

* Outro ponto interessante é a relação de Enderson Moreira com o time. Ao mesmo tempo que cobra competitividade até nos treinos e estimula, o técnico mostra que dar recompensa, como ao promover churrasco para o elenco após as três primeiras vitórias. Ali Enderson começa a construir uma relação de confiança com o grupo.

* Outras motivações são a união, criar um grupo forte, homogêneo e focado em um objetivo, e as ambições pessoais e principais coletivas. No caso, o acesso do Botafogo.

* O diretor de futebol Eduardo Freeland é bem atuante nesse sentido. Chamam atenção a conversa com Chay sobre renovação, admitindo que o salário é baixo (“valor que está te fu…”), e papo franco com Diego Gonçalves para extrair o máximo do jogador. A série ainda deixa a curiosidade para o próximo episódio de saber como é a negociação com Rafael Navarro.

* Por fim, outro aspecto a ser destacado é o entendimento tático de Enderson Moreira. O técnico cobra diante de Confiança e Vasco que o time não recue tanto, “não jogue com a bunda lá atrás”, jogue e aproveite os espaços. E diante do Vasco ele escancara as falhas na linha defensiva do rival antes mesmo do jogo, vencido por 2 a 0 pelo Botafogo.

* Mais uma vez fica o elogio: ótima a série! Que venham os próximos episódios.

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas