Com time B, Botafogo voltará a disputar Brasileiro de Aspirantes após cinco anos; torneio começa em maio

22 comentários

Blog da Redação

Blog da Redação

Compartilhe

Com time B, Botafogo voltará a disputar Brasileiro de Aspirantes após cinco anos; torneio começa em maio
Lucas Figueiredo/CBF

O Botafogo vai voltar a disputar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes após cinco anos. Com o novo time B criado, o diretor-executivo de futebol do clube, André Mazzuco, confirmou que o Alvinegro recebeu o convite da CBF após um pleito. A equipe sub-23 será dirigida por Lucio Flavio, ex-técnico interino e ex-auxiliar da comissão permanente.

A última vez que o Botafogo disputou o torneio foi em 2017, quando utilizou muitos atletas campeões do Brasileiro Sub-20 no ano anterior, como Kanu, Fernando, Gustavo Bochecha, Diego Loureiro e Caio Alexandre, e o técnico era Eduardo Barroca. Foram apenas quatro jogos disputados, com duas vitórias e duas empates.

Em 2022, a CBF reservou 18 datas para o Brasileiro de Aspirantes, com início no dia 5 de maio e término em 20 de outubro. Se for o mesmo regulamento do ano passado – a tendência é essa -, serão 16 times divididos em dois grupos de oito, e os grupos se cruzam em turno único. Os dois melhores de cada chave vão às semifinais.

– Dificilmente nos clubes maiores você absorve um número significativo de atletas que vem da base, mas tem atletas que tem a qualidade que queremos que não teriam espaço no momento. Hoje temos o Brasileiro Sub-23, pleiteamos o convite, recebemos, é um objetivo de calendário sim. Não temos um time B formado, é um processo de médio a longo prazo, temos os meninos do sub-20, temos os meninos que terão menos minutagem no Brasileirão. É ter essa oportunidade para maturar esse projeto cada vez mais – detalhou Mazzuco.

No regulamento, é permitida a utilização de até quatro jogadores com idade superior a 23 anos por partida, e os clubes podem usar no máximo oito jogadores sub-19 – justamente para não bater com o calendário do sub-20. No amo passado, participaram Avaí, Bahia, Ceará, Corinthians, Coritiba, CRB, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Grêmio (campeão), Juventude, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos e Vitória.

Botafogo já trouxe reforços para o time B

Na semana passada, John Textor anunciou o primeiro reforço do Botafogo B: Darius Lewis, de 22 anos, nascido em Trinidad e Tobago. O lateral-direito Vitor Marinho e o zagueiro Ewerton, que já foram comunicados de que não fazem mais parte do elenco profissional, também devem ir para o sub-23, já que não têm mais idade para atuar no sub-20.

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas