Artur Jorge leva lição que pode ser decisiva para futuro do Botafogo

Artur Jorge em Juventude x Botafogo | Campeonato Brasileiro 2024
Reprodução/Premiere

O 3 a 2 para o Juventude ficou com um gosto amargo porque o Botafogo poderia ter empatado. Mas também podemos dizer que o sentimento foi de alívio se levarmos em conta apenas o primeiro tempo. Se existe algo de positivo neste jogo, além do poder de reação, é o fato de Artur Jorge ter recebido uma lição que com certeza pode ser muito útil para a temporada: Não basta ter elenco, é preciso usar as peças com o mínimo de coerência.

Se o Botafogo quis poupar alguns titulares neste jogo, praticamente todos do meio para frente, com exceção de dois nomes suspensos, Tchê Tchê e Luiz Henrique, Artur Jorge precisava fazê-lo com alguma coerência. Ou seja, utilizar atletas que pelo menos se conhecem em campo. E isso não foi feito.

MAIS! Botafogo ganha reforços internos. Mas ainda é pouco…

Se usou todos os atletas titulares no segundo tempo, o treinador deveria ter planejado o uso dos mesmos ao longo de todo o jogo. Se vai utilizar Allan, que não seja com Danilo Barbosa. Salvo se ambos estivessem acostumados a jogar juntos. O mesmo vale para a frente, com Carlos Alberto e Matheus Martins, praticamente apresentados ants do jogo.

E a principal lição de Artur Jorge…

Botafogo entrou desarrumado contra o Juventude

Se entrou com Carlos Alberto, colocasse Igor Jesus e depois deixasse Matheus Martins entrar. Se optou por Danilo Barbosa, deixa Marlon Freitas jogar o primeiro tempo. Pois são duplas que, com a rotatividade dos jogos, tiveram alguns minutos em campo.

MAIS! Gregore deve ser punido após expulsão?

Artur Jorge com certeza vai saber fazer melhor uso do elenco depois da lição de Caxias do Sul. Mas o grande aprendizado que todos esperam que ele tenha assimilado é o de não escalar jogador sem a menor condição de estar em campo. Sem Bastos, faça qualquer coisa, menos a presença de Lucas Halter. Mais uma vez o zagueiro foi decisivo para a derrota, assim como aconteceu diante do Cruzeiro há duas semanas.

Comentários