A semana do Botafogo foi marcada pela vitória sobre o Fluminense, com autoridade, no Niltão. Apesar das inúmeras chances perdidas e do domínio botafoguense, o gol do triunfo saiu de uma cabeçada certeira do zagueiro Bastos após cobrança de escanteio. O abraço carinhoso do angolano ao técnico Artur Jorge teve explicação após a partida, quando o comandante contou como foi a recuperação de Bastos, que se tornou um dos principais reforços botafoguenses no momento.
Bastos estava largado no elenco botafoguense. Mesmo com Lucas Halter e Alexander Barboza batendo cabeça no começo da temporada, inclusive trazendo pânico para a torcida, Bastos não era visto como solução.
MAIS! Botafogo dá sinais de que vai brigar pelo topo
A chegada de Artur Jorge começou a mudar a vida de Bastos, como o próprio treinador revelou esta semana.
– O Bastos é um zagueiro que eu já conhecia da Europa, tinha uma trajetória interessante. Quando cheguei, o senti completamente desmotivado e desanimado. Como pessoa, acima do que é o atleta, é sensível, tímido e estava muito perdido inclusive até sobre sua real capacidade. Entre algumas conversas, mas não só conversa, ele foi evoluindo e ganhando seu espaço. Estávamos jogando com Lucas (Halter) e (Alexander) Barboza, nos treinos fomos ganhando competitividade e aumentando o nível dos titulares e de quem não estava jogando. Bastos foi assim, é um dos responsáveis pelo bom desempenho defensivo, agarrou a oportunidade de maneira brilhante, tem mantido regularidade, sido estável e equilibrado. Tem justificado minha aposta, que acima de tudo é por mérito dele como competidor. Precisava despertar, ter um clique, para ter sua real capacidade – contou Artur ao SporTV.
Artur Jorge: gestou ou treinador?

O fato mostra a importância de um gestor e não um treinador em um clube. Luís Castro era gestor. Artur Jorge é gestor. O gestor vai além de escalar ou mudar o time. Busca reunir todas as condições para um atleta desempenhar seu papel, seja física, psicológica ou técnica.
MAIS! Não dá para entender a guerra contra Textor
Artur Jorge está há pouco tempo no clube e mesmo assim passa a impressão de conhecer tudo o que acontece no futebol e no elenco. Como é bom ver o Botafogo entregue em boas mãos.