Botafogo e a nova moda da mídia: ‘Quero ver se manter’

84 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Botafogo e a nova moda da mídia: ‘Quero ver se manter’
Vitor Silva/Botafogo

Quando o Botafogo caiu para a Série B, ocupando a lanterna do Brasileirão, alguns colegas da imprensa não souberam fazer a leitura que aquela desgraça foi uma soma de fatores. O principal deles era a péssima gestão de Nelson Mufarrej, que afundou o Glorioso. Soma-se a isso erros constantes de arbitragem quando o time ainda estava no páreo e decisões equivocadas. O discurso de boa parte da mídia era: “Desse jeito não sobe mais”.

Quando o Botafogo foi eliminado no Carioca e na Copa do Brasil o discurso era o de que “desse jeito vai cair para a Série C”. As pessoas analisavam, mas não olhavam como estavam os demais participantes do torneio. Escrevi um texto neste espaço na véspera da estreia reconhecendo todas as limitações alvinegras. Mas lembrando que o monstro poderia não ser tão feio. Mas havia a pressa em jogar o Botafogo para baixo. Isso sem falar que o Vasco era o exemplo de como se portar na Série B.

Aí o clube demitiu o Marcelo Chamusca e o discurso era de que “começou a troca de técnicos que levou ao rebaixamento no Brasileirão”. Como se esse esporte fosse exclusividade de General Severiano.

Enderson conseguiu sequência que muitos duvidavam

Enderson Moreira em Botafogo x Brusque | Série B do Campeonato Brasileiro 2021
A troca na comissão técnica foi fundamental

Enderso Moreira começou a ganhar e o discurso era de que “não pode ser apenas uma sequência enganadora”. “É preciso regularidade”. Mesmo após cinco vitórias em seis jogos ouvi um comentarista dizer que o Botafogo não conseguia manter uma sequência.

Eis que o Botafogo está na boca de subir. E vejo alguns colegas me surpreenderem. Pois nesta fase esperava algo na linha: “Campeão não vai dar”. Mas já se anteciparam e agora o discurso é: “Quero ver se manter na Série A”. Além disso teve jornalista de nome dizendo que o Vasco se preparou melhor para esta Série B. Parem o mundo, eu preciso descer. Reclamam tanto de ex-jogadores na mídia, mas são justamente esses que mais têm enaltecido o Glorioso. Pois sabem em campo o que representa esta camisa.

Em qualquer país do mundo um clube tradicional como o Botafogo, que dá uma arrancada dessa, seria enaltecido. Os europeus lidam bem com tradição. Aqui as coisas são diferentes. Assim amigos botafoguenses, se preparem para “Quero ver ser manter na Série A”. Ele virá com força nos próximos meses. Mas a turma se esquece que duvidar da grandeza alvinegra não tem sido um bom negócio. Nem em álbum de figurinha.

Notícias relacionadas