Uma discussão que vem tomando conta da torcida do Botafogo é se o time deve levar com seriedade a Taça Guanabara para se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca-2024. No ano passado o Glorioso ficou de fora e se viu obrigado a ganhar a Taça Rio para se classificar para a Copa do Brasil. Existem diferenças entre as campanhas e isso pode de certa forma responder ao questionamento sobre a importância do Estadual.
Em 2023 o Botafogo estava entrando no seu primeiro ano completo de SAF, que assumiu o time no Brasileirão de 2022. Se esperava mais de Luís Castro no torneio. Mas o treinador sempre deixou claro que não estava disposto a levar o torneio com seriedade.
MAIS! Botafogo marca pontos na janela de reforços
A maior prova dessa estratégia foi que, após a vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, na estreia no Brasileirão, Luís Castro disse que a temporada do time tinha começado naquele jogo.
MAIS! Botafogo corre contra o tempo para não perder o ano
Agora o elenco do Botafogo está bem mais maduro e encorpado. As opções são fartas para Tiago Nunes, que também não pode dizer que está em um começo de trabalho. Mas insiste em falar de testes como se não tivesse a obrigação de uma classificação para as semifinais.
Botafogo está em outro nível com a SAF

O patamar que todos esperam do Botafogo para este ano inclui a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Principalmente porque é preciso criar um bom nível de jogos por conta da Libertadores.
MAIS! A Condição para Luiz Henrique brilhar no Botafogo
O fator político pesa também. Em 2023 o Botafogo estava revoltado com decisões da Ferj que pareciam ir na rota de colisão com a SAF. Inclusive tinha sido eliminado pelo Fluminense em 2022 em um jogo de arbitragem bem confusa. Agora, a Ferj dá sinais de que pretende dar transparência para a arbitragem e a relação com John Textor não parece ruim.
MAIS! A chance final para um craque no Botafogo
Diante desses fatores, ao contrário de 2023, o Botafogo não deve abrir mão de disputar a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Muito pelo contrário, precisa lutar muito por isso. E você, torcedor, acha que o Botafogo deve abrir mão do Campeonato Carioca?