O que fez o Botafogo mudar completamente na Série B do Campeonato Brasileiro foi a troca no comando técnico. Com Enderson Moreira a coisa andou e de uma maneira muito melhor do que com Marcelo Chamusca. Melhorou tanto que o Botafogo pode conquistar o acesso mesmo se Enderson Moreira repetir nesses 12 jogos restantes o desempenho de Chamusca no Glorioso.
Quando foi demitido, após empate por 3 a 3 com o Cruzeiro, Marcelo Chamusca deixou o Botafogo com um aproveitamento de 50%. Com ele foram 26 jogos, nove vitórias, 12 empates e seis derrotas. O time estava na décima posição.
Hoje em segundo lugar, com 47 pontos, o Botafogo vai disputar mais 36 pontos até o fim da Série B. Se tiver o mesmo desempenho de Marcelo Chamusca o Botafogo de Enderson Moreira vai terminar o torneio com 65 pontos. Segundo os matemáticos, com essa pontuação um time tem mais de 95% de chances de subir.
Claro que ninguém conta com isso. Muito pelo contrário. A expectativa é manter esse bom aproveitamento, confirmar o grande desempenho em casa e ainda beliscar vários pontos fora. O Botafogo tem bola para isso. Mas essa situação mostra como o Glorioso avançou com Enderson Moreira.