O Botafogo precisa melhorar e até aí não vai nenhuma novidade. Ser mais agressivo e criar jogadas. Vi que o técnico Marcelo Chamusca estuda a possibilidade de usar três zagueiros. Ele fala isso em um primeiro momento em fim de jogo, quando precisar fechar a casinha. Mas o esquema pode até ser uma solução.
Algumas coisas saltam aos olhos. O Botafogo precisa deixar Chay solto para criar. Embora tenha demorado um tempo inteiro contra o Vitória para entender que não precisava mais fechar a marcação, Chay pode dar caldo solto. Como vimos em algumas ocasiões. Nisso o esquema com três zagueiros pode ajudar.
Outra questão que é consenso é que, com a falta de qualidade no meio, a ajuda dos laterais para criar é fundamental. Só que não temos no elenco jogadores com capacidade para atenderem a duas demandas básicas do lateral: atacar e defender. Assim, com três zagueiros e mais Luís Oyama protegendo a zaga, Chamusca pode diminuir a frequência do desgastante vai e vem dos laterais, exigindo no máximo congestionar o meio quando o time estiver sem a bola. Assim o Botafogo terá mais a posse de bola, com os alas voltando menos.
Qualidade dos passes dos zagueiros é problema

Esse cenário também permite Pedro Castro voltar a encostar mais na frente e ser uma arma importante nos chutes de fora da área, como foi no Carioca.
O grande desafio neste caso é que o esquema com três zagueiros tende a funcionar melhor com defensores que sabem sair jogando com a bola. Algo que por exemplo Gilvan e Joel Carli têm grande dificuldades. Mas é aquela velha história que os antigos dizem: quem não tem cão, caça com gato.