O Botafogo fechou duas contratações de reforços vindos de Portugal. O meia Lucas Fernandes e o atacante Gustavo Sauer chegam do mesmo país. Entretanto gerando expectativas diferentes. Em conversa com jornalistas que atuam em Portugal é fácil perceber que os dois têm níveis diferentes de prestígio nas terras lusitanas.
Dos dois atletas quem mais anima é Gustavo Sauer. Aos 28 anos a visão dos portugueses é a de que o atacante está pronto para se destacar no Brasileirão. Trata-se de um atacante que consegue proteger bem a bola, conduz ela com facilidade e não desperdiça finalizações. Seu estilo pode casar com o de homens de frente como Victor Sá e Diego Gonçalves caso ele atue mais centralizado. Mas também pode jogar com centroavantes como Matheus Nascimento e Erison, pois cai muito bem pela direita.
Mas para Sauer estar cem por cento em forma é fundamental. Claro que para qualwuer atleta. Entretanto ainda mais para quem pode desequilibrar pelo vigor físico.
Lucas Fernandes anima menos

Lucas Fernandes já não anima tanto os portugueses. O meia não viveu um bom momento na última temporada. Mas ainda é visto como alguém que pode dar certo no Brasileirão. Luís Castro vai precisar trabalhar para evitar os apagões dele em campo.
O curioso para jornalistas lusos é a capacidade de fazer partidas perfeitas e outras bizarras. Foi destaque ano passado em uma vitória que tirou a invencibilidade do Benfica. Mas este ano, por exemplo, foi expulso contra o Gil Vicente com apenas 24 minutos em campo. É mais um a entrar na cota de apostas de John Textor.
O Botafogo agiu nesta janela com o pensamento de compor o seu elenco e ter o nível de competitividade para não enfrentar grandes problemas nos primeiros meses de Campeonato Brasileiro. Mas Textor aposta as suas maiores fichas na janela de verão na Europa.