A contratação do lateral-esquerdo Marçal, de 36 anos, foi recebida pela torcida nesta quarta-feira sem um sentimento definitivo. Muitos lamentaram acreditando se tratar de um jogador muito veterano. Outros enxergaram como uma correção na rota botafoguense, que abriu mão de alguns atletas experientes. O fato é que Marçal pode surpreender em seu retorno ao Glorioso.
Marçal pode surpreender principalmente na sua função tática. Falo de atuar em outra posição que não seja a lateral esquerda. Vale destacar que o defensor atuou como zagueiro em algumas ocasiões no ano passado, incluindo o jogo do título, e foi muito bem. É experiente, tem boa saída de bola e antecipação. Seu problema seria o jogo aéreo.
MAIS! Botafogo monitora estaduais em busca de dois reforços
Marçal e Alex Telles pode ser boa parceria

MAIS! Há polêmica nas frases de Savarino e Barboza?
O lateral também abre espaço para uma importante variação na escalação. Se perguntarmos para muitos o que daria de uma mistura de Alex Telles e Marçal, creio que a maioria responderia um lateral quase perfeito. Em alguns cenários o Botafogo pode ter os dois em campo, fazendo uma dobradinha pelo setor esquerdo. Isso reforçaria demais aquele lado do campo, inclusive abrindo margem para a criação de jogadas em profundidade.
MAIS! Botafogo e os vídeos que podem expor a imprensa
Marçal, no meu entender, não deverá atuar tanto na lateral esquerda. Alex Telles é titular absoluto de um setor que ainda conta com Cuiabano. Mas pode ser usado em outros setores do campo e surpreender positivamente.