Li com muita atenção as entrevistas que o diretor-executivo de futebol do Botafogo, André Mazzuco, deu recentemente e ficou muito claro a estratégia do clube na janela de reforços que se abre a partir de 3 de julho, de maneira oficial, mas que já mexe com a vida dos clubes brasileiros. Vejo a maior parte dos pontos abordados por ele com tranquilidade. Algo que mostra planejamento do clube.
Nas conversas com “ESPN F90” e “Superesportes”, o dirigigente abordou vários temas envolvendo a saída de atletas e de Luís Castro. Mas pelo que notamos o clube não deve ir em busca de reforços, já que não há investimento previsto. Salvo se sair alguém e, neste caso, algumas peças estão sendo monitoradas.
MAIS! Os merecidos reforços para Luís Castro no Botafogo
Não entendi isso como um não a contratações. Até porque o Botafogo está sim atento ao mercado e não vai perder uma boa oportunidade. Além disso acho que existe uma consciência em relação a algumas posições. Sinceramente vejo muito mais como algo na linha: “Esquece o Botafogo para que especulações não atrapalhem o clube e venham inflacionar negócios”. Mas também entendo que o Glorioso não deve apresentar nada muito bombástico. Quando muito, reforços pontuais.
MAIS! Por que o Botafogo deve evoluir depois do recesso?
Tranquilidade nas sondagens

O que vejo como mais interessante é a tranquilidade em relação a possíveis saídas. O clube passa a impressão de que não tem o menor receio de perder Luís Castro ou Eduardo. Aposta no projeto apresentado a quem está no elenco. E o discurso de Mazuco bate com o que vemos no cotidiano botafoguense. O grupo gosta de estar no Botafogo. Realmente uma proposta agora, para a maioria, precisaria muito mais do que um caminhão de dinheiro.
MAIS! CBF tem que explicar árbitros dos clássicos de Botafogo e de Palmeiras
Por fim coloca a possibilidade de Matheus Nascimento sair. Neste caso a preocupação é em relação a valores, pois tem sido rotina jovens talentos deixarem o país antes mesmo do amadurecimento. Um mal que nenhum clube brasileiro consegue evitar. Assim pelo menos fica o alívio de saber que acabou a era em que qualquer mariola ou paçoca levava os jovens botafoguenses. E você, torcedor, se esforçaria para manter Matheus Nascimento?