O que se esconde na cruel análise sobre o Botafogo

O que se esconde na cruel análise sobre o Botafogo
Vitor Silva/Botafogo

“O Botafogo não jogou bem diante do América-MG”. “Foi bem apenas em alguns minutos e depois foi dominado”. “Não voltou ao padrão do primeiro turno”. Algumas análises sobre o desempenho do time na vitória sobre o Coelho me chamam atenção. E fazem até sentido. Mas o que se esconde neste tipo de pensamento, mesmo que de forma não intencional? Uma crueldade em se analisar uma equipe que carrega uma pontuação de certa forma brilhante até aqui.

Sempre ouvi dizer que, desde 2003, quando se colocou em prática o sistema de pontos corridos, que o Campeonato Brasileiro é uma competição longa e desgastante. Uma espécie de maratona. Não estamos falando de uma prova de cem metros rasos. É natural que os times não consigam manter o bom nível ao longo de 38 rodadas.

MAIS! CBF passa vergonha no caso Marçal. STJD acerta

O que o Botafogo fez na primeira metade do Brasileirão não vai repetir nesta reta final. É quase que impossível na esfera humana. É possível que algum rival tenha uma arrancada na reta final e torne a disputa pelo título mais complicada? Sim. Pode acontecer e faz parte do futebol. Mas não é esperado justamente por conta do desgaste de uma temporada que inclui, no cenário mais tranquilo, um Estadual e uma Copa do Brasil. Isso sem falar nas equipes, que como o Glorioso, disputaram um torneio continental.

MAIS! Botafogo toma atitude determinante na briga pelo título

Soma-se a tudo o que foi falado aqui as datas reservadas pela Fifa para jogos de seleções. Além de alguns atletas, convocados, sofrerem mais desgaste, os demais perdem completamente o rumo fisicamente. Basta ver como a maioria das equipes retorna.

Botafogo precisa seguir sua caminhada

Elenco do Botafogo apresenta desgastes – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Um olhar mais profundo no rosto dos jogadores de América-MG e Botafogo no jogo de quarta-feira permite ver todos exaustos. Cazares, que entrou no segundo tempo, não tinha mais pernas no fim do jogo. E não foi o único. Sinceramente, alguém vai voar agora, em outubro?

MAIS! A polêmica sobre o futebol de Júnior Santos

Acho pouco provável que o Botafogo retome o padrão do primeiro turno. O importante agora é vencer os jogos que precisa vencer e fazer a sua parte. Ganhar mais da metade dos jogos restantes deixará o Botafogo em uma situação pouco provável de ser alcançado. O resto é conversa fiada.

Comentários