As primeiras impressões de Ramón Díaz no Botafogo foram as melhores possíveis. O treinador causou um sentimento de que dessa vez será possível fazer o time engrenar no Campeonato Brasileiro, deixando as últimas posições.
O alto conhecimento do treinador sobre o Botafogo e a história do clube animaram os dirigentes. Não era um conhecimento de pesquisa Google. O próprio elenco também sentiu no primeiro treino que a intensidade dos trabalhos vai aumentar. Aliás, intensidade é algo fundamental para este Botafogo.
Acredito que Ramón Díaz pode sim conseguir tirar algo a mais do grupo. O time botafoguense pode não ser um dois melhores do Brasileirão. Mas está longe de ser um postulante a rebaixamento. Falo isso no papel e não pelo que vinha apresentando em alguns jogos, como contra o Cuiabá.
Preparação física pode fazer diferença

Outro fator que pode fazer a diferença é a preparação física. Infelizmente o Botafogo deixou muito a desejar nos últimos meses, sem desmerecer nenhum profissional que lá estava. Mas é preciso dar a este grupo um condicionamento realmente profissional. Se o time não morrer mais no segundo tempo dos jogos já será um grande avanço. Isso para se ter uma ideia de como estava o setor.
O Botafogo tem um turno inteiro para se recuperar e ter um fim de Brasileirão mais tranquilo. Quem sabe pensar em até algo um pouco melhor. Se Ramón Díaz conseguir emplacar um pouco da garra que mostrava em campo confio que o Botafogo terá progressos. Que venha a sequência.