Esta semana escrevi sobre o jogo sujo de alguns rivais do Botafogo na mídia. O Palmeiras por exemplo parece disposto a provar que existe um esquema para prejudicar o clube e impedir que ele ganhe novamente a taça. Mas o que ninguém consegue explicar é uma estranha coincidência envolvendo os árbitros nos jogos do Botafogo. Parece que os paulistas estão dando sorte quando o quesito é a definição de quem vai apitar jogos do Glorioso. Mesmo tendo o Palmeiras como sério concorrente ao longo da disputa, o Botafogo nunca reclamou disso. Se mostrando firme e leal ao jogo.
Mas vamos aos números. Inclusive já contando o jogo deste domingo contra o Grêmio. Isso pois ele terá um árbitro adivinha de onde? Isso mesmo, Flavio Rodrigues de Souza, de São Paulo, apitará o jogo. Ao todo vamos falar de 14 jogos. Desses, em três o Glorioso não poderia ter árbitro de São Paulo escalado pois eram confrontos contra times paulistas. No caso, os triunfos de 2 a 1 sobre o São Paulo na estreia, 3 a 0 no Corinthians e 1 a 0 no Palmeiras.
MAIS! Perdeu Playboy? Castro deveria explicar frase da despedida
Assim vamos falar de 11 jogos. Desses, em oito o Botafogo viu um árbitro de São Paulo apitar o confronto. Cerca de 73% dos jogos. Na maioria desses jogos, principalmente os que terminaram com triunfo alvinegro, não houve grande polêmica.
MAIS! O fato sobre Luís Castro e Botafogo que a mídia não mostra
Em todos esses jogos apitados por paulistas, a maior polêmica foi na derrota de 1 a 0 para o Athletico na Arena da Baixada. Naquela ocasião o desconhecido Vinicius Goncalves Dias Araujo não marcou um pênalti em Janderson, inclusive sem sequer consultar o VAR. O lance poderia ter mudado o placar.
MAIS! Adryelson mostra ao mercado que o Botafogo mudou
Já nos clássicos do Palmeiras…

MAIS! Discussão que pode dar reforços ao Botafogo
Outra curiosidade que já cansei de falar aqui. Tirando dois jogos do Palmeiras, nenhum clássico estadual do Brasileirão contou com árbitros do próprio estado. Cariocas não apitaram duelos de tiumes do Rio, mineiros passaram longe de Atlético x Cruzeiro, assim como gaúchos apitaram o Grêmio x Internacional. Nem um paranaense foi designado para Athletico x Coritiba. Apenas o paulista Raphael Claus apitou dois clássicos do Palmeiras, incluindo o que o São Paulo até hoje reclama.
MAIS! Botafogo pode ter ataque insuportável com Diego Hernández
Por causa disso vamos dizer que a CBF tem um esquema para prejudicar o Botafogo ou beneficiar o Palmeiras? Claro que não. Vamos seguir em frente e esperar sempre pelo bom sendo. Mesmo sendo artigo em falta no mundo atualmente.
MAIS! Clássico contra o Vasco dá recado importante ao Botafogo na janela
Árbitros dos jogos do Botafogo:
Botafogo 2 x 1 São Paulo: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Bahia 1 x 2 Botafogo: Raphael Claus (FIFA-SP)
Flamengo 2 x 3 Botafogo: Edina Alves Batista (FIFA-SP)
Botafogo 2 x 0 Atlético-MG: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Botafogo 3 x 0 Corinthians: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Goiás 2 x 1 Botafogo: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Botafogo 1 x 0 Fluminense: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Botafogo 2 x 0 América-MG: Raphael Claus (FIFA-SP)
Athletico-PR 1 x 0 Botafogo: Vinicius Goncalves Dias Araujo (SP)
Botafogo 2 x 0 Fortaleza: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Cuiabá 0 x 1 Botafogo: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Palmeiras 0 x 1 Botafogo: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Botafogo 2 x 0 Vasco: Raphael Claus (FIFA-SP)
Grêmio x Botafogo: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)