Ainda dá para pegar o Botafogo na liderança do Campeonato Brasileiro? A discussão tem tomado conta dos bares e das resenhas pelo país. Mas alguns fatos chamam a atenção em uma análise na tabela de classificação do torneio. O Botafogo conseguiu impor uma situação curiosa para alguns rivais. E a Matemática mostra isso.
Por mérito do Botafogo, que acabou disparando sem tomar conhecimento dos rivais, um abismo foi criado. Um abismo tão grande como o que normalmente se abre entre os concorrentes pelo título e a zona de rebaixamento.
Vamos analisar dois cariocas que são colocados no páreo pela imprensa: Flamengo e Fluminense. O time das Laranjeiras tem 31 pontos. Uma diferença de 16 pontos para o Botafogo. Mas se pode pensar no caneco, o Fluminense está mais perto da zona de rebaixamento do que da liderança. A distância para o Santos, que abre a área da degola, é de 13 pontos. O Peixe tem 18 pontos.
MAIS! O sigilo do Botafogo na busca por reforços
Só dois rivais não estão nesta situação

O Flamengo soma 32 pontos, 15 a menos que o Botafogo. Mas “apenas” 14 a mais que o Santos. Assim para a Matemática, o Flamengo está mais perto da zona de rebaixamento do que da ponta da tabela de classificação.
MAIS! O que Diego Costa precisa entender no Botafogo?
Se sairmos do Rio de Janeiro, apenas o terceiro colocado Grêmio, com 33 pontos, e o Palmeiras, segundo colocado com 34 pontos, estão mais próximos do Botafogo do que da zona de rebaixamento.
MAIS! Botafogo e a cilada na busca por reforços
O objetivo do texto não é provocar os rivais botafoguenses e muito menos dizer que vão brigar contra o rebaixamento. Apenas mostrar como o que o Glorioso está fazendo nesta edição é relevante e histórico. Que siga assim!