Se antes parecia impossível, a permanência de Marcinho no Botafogo é cada vez mais real, inclusive com chance de renovação no final do ano. Vendo a escassez de atletas para a posição no mercado e insatisfeita com as peças no atual elenco, a torcida alvinegra também mudou de opinião e, pelo que se nota nas redes sociais, gostou da notícia.
De fato, a permanência de Marcinho é uma boa neste momento depois da negociação fracassada com o Corinthians. O jogador não foi convocado ano passado por Tite para a Seleção Brasileira à toa – em que pese os argumentos torpes de que haveria um “esquema” para o jogador ser chamado. Você não consegue achar grandes nomes para a posição por aí com facilidade.
E os nomes do atual elenco do Botafogo também não agradam. Cria da base, Fernando até hoje não mostrou ter cancha suficiente para segurar uma titularidade no Campeonato Brasileiro, tem deficiências e parece frágil. Barrandeguy, o uruguaio, até mostrou algumas qualidades na parte defensiva recentemente, mas também está longe do que se esperava. Kevin, que está chegando, estava no sub-23 do Grêmio e é uma grande incógnita.
Sendo assim, a aposta em Marcinho soa acertada. O técnico Paulo Autuori, que segundo Carlos Augusto Montenegro é também uma espécie de membro do Comitê Gestor de Futebol, entrou no circuito e aparou as arestas.
Marcinho tem todo o direito de querer uma valorização no final do ano, mas para isso precisa fazer um bom Brasileirão para voltar aos holofotes. É natural de qualquer profissional almejar algo mais na carreira. Não é porque ele esteja planejando uma mudança de ares que tem de ser crucificado.
Mas é aquela velha história: não adianta agora ser favorável à permanência de Marcinho e perder a paciência e abusar da corneta no primeiro jogo em que ele for mal. O lateral teve de fazer uma cirurgia em janeiro, uma artroscopia no joelho direito, após sofrer uma lesão no menisco, e está em fase final de transição para o campo. Isso demanda tempo.
Quando retornar para os treinos táticos com bola, e depois aos jogos, Marcinho terá um tempo a mais para entrar no ritmo e retomar a confiança. Por isso, será preciso ter paciência. Ainda teve a pandemia para atrapalhar ainda mais as coisas. Mas o jogador mostrou o profissionalismo de sempre e deu duro durante a quarentena, não atrapalhando o processo de recuperação.
Cuidado aos microfones
A situação de Marcinho pareceu meio que fora do controle depois de declarações públicas um tanto quanto açodadas de Montenegro. A imprensa não parece ser a arena ideal para tratar desse tema. Profissionalismo pede ponderação e calma. Foi agindo assim que Autuori contornou o problema.