Às vésperas do início do Campeonato Brasileiro, o Globoesporte.com avaliou os elencos dos clubes da Série A para as 38 rodadas da competição. Campeão carioca no último domingo, o Botafogo aparece apenas com o 11º melhor plantel no ranking. O momento vivido por cada jogador foi levado em consideração na análise.

Segundo o site, o Fogão tem como ponto forte a ostentação de ótimos goleiros (Gatito Fernández e Jefferson), mas sofre com o elenco enxuto. Pouco badalado, a projeção para o Glorioso é o “meio da tabela”. Entre os clubes cariocas na elite nacional, o conjunto do técnico Alberto Valentim fica à frente apenas do Fluminense.

Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Santos, Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Vasco, nesta ordem, aparecem na “primeira página” da classificação.

Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Corinthians formam o G4 dos melhores elencos (Arte: Globoesporte.com)

Começar o Brasileirão em baixa não é novidade, né?

Não é a primeira, nem a última vez que o Botafogo iniciará o Brasileirão em baixa pela imprensa. Um dos casos mais curiosos da história recente do clube aconteceu em 2016, quando a equipe alvinegra iniciou o torneio como candidata ao rebaixamento e terminou a temporada classificada para Libertadoreschegou às quartas de final.