Assim que se faz! Vice-campeão mundial, Al-Hilal já foi goleado pelo Botafogo por 6 a 0 na Arábia Saudita

38 comentários

Carlos Eduardo Sangenetto

Carlos Eduardo Sangenetto

Compartilhe

Al-Hilal 0 x 6 Botafogo | Amistoso-1978
Reprodução/Internet

O Al-Hilal ganhou as manchetes da imprensa brasileira neste início de 2023. Antes presente no noticiário alvinegro por ser o detentor dos direitos econômicos do meia Matheus Pereira, jogador desejado pelo Botafogo nas últimas janelas de transferências, o clube saudita foi responsável por eliminar o Flamengo e terminar o Mundial de Clubes da Fifa de forma honrosa com o vice-campeonato para o Real Madrid neste sábado (11/2). Mas você sabia que o Fogão e o Hilal já se enfrentaram e o resultado foi uma sonora goleada do Glorioso? O FogãoNET te relembra!

O jogo foi um amistoso, disputado fora de casa. Aconteceu em agosto de 1978 no Estádio Príncipe Faisal bin Fahd, em Riade, capital da Arábia Saudita. O Botafogo foi a campo diante de 30 mil torcedores sem seu uniforme tradicional. Como visitante, optou pela camisa branca e o calção preto para contrastar com os mandantes, que usaram o azul habitual. Nos 90 minutos em que a bola rolou, o Alvinegro aplicou nada menos que 6 a 0 na equipe que tinha Roberto Rivelino, craque da Seleção Brasileira e ídolo de Corinthians e Fluminense, já no fim da carreira. Logicamente, o contexto do futebol do país há 45 anos era bastante diferente do que é visto e praticado hoje em dia. Não por isso deixou de ser um verdadeiro passeio, com direito a jogadas ensaiadas e gol de falta.

Os gols do Botafogo foram marcados por Aranha, astro da partida ao marcar três vezes. João Paulo, Ricardo Silva e Perivaldo completaram o placar. O hat-trick de Dé chamou tanta atenção que dois anos depois, em 1980, o atacante foi transferido para o Al-Hilal e lá conquistou logo de cara a Copa do Rei. Mas a passagem foi curta, logo retornou o Brasil para defender o notável time do Bangu da época e encaminhar sua aposentadoria no futebol capixaba.

Rivelino, ao centro, não segurou o ímpeto do Botafogo em Riade (Foto: Reprodução)

Rivelino não salvou o Al-Hilal. O brasileiro não conseguiu evitar a derrota esmagadora do saudita Al-Hilal para o Botafogo, que lançou-se com muita facilidade para cima de uma defesa aberta e teve total controle do campo“, noticiou, em árabe, um jornal local.

Vale destacar que o esquadrão que o Botafogo “levou ao deserto” é o dono até hoje da marca da maior invencibilidade da história do futebol brasileiro (52 jogos). A série invicta durou de 21 de setembro de 1977 e 16 de julho de 1978.

Assista aos gols abaixo:

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas