Contrário à pressão de diversos clubes de acelerar o retorno do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus, o Botafogo decidiu que só fará exames em massa de Covid-19 quando tiver uma data para retomar os treinos. O Glorioso vai esperar um sinal das autoridades médicas, sanitárias e políticas.

– Ficou estipulado que, quando tiver uma data de retorno, 10 dias antes nós faremos todos os testes com eles, tanto o PCR (molecular) quanto os sorológicos. Enquanto estivermos em home trainning, cada atleta será tratado individualmente. Se um deles mencionar algum tipo de sintoma, será tratado de acordo com a necessidade – explicou o coordenador médico do clube, Christiano Cinelli, ao Globoesporte.com.

Os testes serão feitos nos jogadores, membros da comissão técnica e outros funcionários, além dos familiares e pessoas que estão em convívio diário com eles. O cenário para a realização destes testes parece ainda distante, já que os números de mortos e doentes vêm evoluindo no Rio de Janeiro e o governo do estado estuda, inclusive, medidas mais restritivas como o “lockdown“.

– Quando a volta for factível, quando houver uma data, faremos essa testagem em massa. Essa pandemia é muito cíclica, não temos a certeza de como ela vai se comportar. O protocolo pode mudar, e até por isso precisamos desse embasamento o mais atualizado possível. Por isso, vamos esperar – finalizou Cinelli.

Fonte: Redação FogãoNET e Globoesporte.com