O Botafogo vive a expectativa de ter o retorno do volante Alex Santana, jogador que se tornou quase uma espécie de amuleto do time neste Campeonato Brasileiro, e o técnico Alberto Valentim pode ganhar mais uma opção em um momento de testes em relação à formação da equipe.

Alex Santana está fora da equipe desde o empate sem gols com o Ceará, na última rodada do primeiro turno, quando sofreu uma lesão no pé esquerdo. Com ele em campo, o Botafogo teve seis vitórias, três empates e seis derrotas, obtendo 46,6% de aproveitamento. Ao todo, na competição, o Alvinegro tem 10 vitórias, três empates e 14 derrotas, com 40.7% de rendimento.

Desde o início do segundo turno, o time de General Severiano atravessou uma fase ruim, viu a zona de rebaixamento se aproximar e a demissão do técnico Eduardo Barroca, que estava à frente durante toda a competição.

Após dois jogos com o interino Bruno Lazaroni no comando, chegou o técnico Alberto Valentim, que vem fazendo mudanças na equipe. Na vitória sobre o CSA, na última segunda-feira (21), por exemplo, o comandante testou o time inicial no 4-5-1, tendo Diego Souza e Leo Valencia no meio e Victor Rangel como referência na frente.

“Estamos com esperança de levar o Alex [Santana] para o jogo. Esta há quase 40 dias sem trabalhar com o grupo. Gosto de levar um jogador depois de ter feito algumas sessões de treino, e ele está treinando conosco. Isso é importante”, disse Valentim.

Desta forma, há indícios de uma alteração na forma de atuar e mudanças de posição de alguns jogadores, como Diego Souza. Neste cenário, o retorno de Alex Santana pode acirrar ainda mais a disputa por vaga na equipe titular em um momento que o Alvinegro busca se reencontrar no campeonato.

“Quando um treinador coloca três volantes ou vai no 4-2-3-1, que você acaba tirando um volante e deixa esse meia, que é o Diego, de menos poder defensivo, como jogamos contra o CSA, isso não quer dizer que com três volantes você vai ficar menos ofensivo dependendo das características que tem e, ao mesmo tempo, jogando no 4-3-2-1 você não vai ficar mais exposto”, disse Valentim.

Vote nas enquetes abaixo:

Fonte: UOL