Durante os dias 1, 2, 3, 4, 5, 18 e 19 de outubro, as Estrelas Fogonáticos (São Francisco do Sul-SC), Barra Mansa é Fogo (Barra Mansa-RJ), Fogo da Capital e BrasíliaFogo (Brasília-DF), Botafogo Blumenau (Blumenau-SC), Glorioso da Ilha Capixaba (Vitória- ES) e SampaFogo (São Paulo-SP) se uniram em uma corrente de solidariedade e juntas arrecadaram mais de 70 bolsas de sangue, o que corresponde a quase 300 vidas salvas. A Constelação Solidária, campanha nacional de doação de sangue, foi promovida pelo Botafogo em parceria com as Estrelas da Constelação Alvinegra e levou centenas de botafoguenses aos hemocentros de suas cidades.

Alvinegros da Fogonáticos SC doaram sangue no HEMOSC Joinville.

Caso o torcedor não pudesse doar sangue, ele poderia contribuir doando leite em pó integral e se cadastrando no REDOME (Registro Nacional de Voluntários de Medula Óssea). Ao todo, 134 latas de leite em pó foram recolhidas durante a campanha.

Alvinegros da Estrela Fogo da Capital que doaram sangue e latas de leite em pó na Hemoclínica de Brasília.

Algumas das Estrelas, como a Fogo da Capital, nunca haviam participado de campanhas como a Constelação Solidária. Para Flávio de Lima, coordenador da Estrela, ações como essas são fundamentais para ajudar o próximo e fortalecer ainda mais o relacionamento do grupo.

– Iniciativas como essas são super desejáveis e devem ser incentivadas a cada momento. Vale muito a pena doar! Além de ser uma forma de ajudar os outros, é um momento de interação entre os membros da própria Estrela. – contou Flávio.

Já Carlos Henrique Dias, coordenador da SampaFogo, que participa de campanhas solidárias desde 2014, destaca a importância das Estrelas da Constelação se unirem em iniciativas além das quatro linhas. 

Alvinegros da Estrela Sampafogo que doaram sangue na Fundação Pró-Sandre Hemocentro (Hospital das Clínicas).

– Campanhas como essas são imprescindíveis para manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros, como também para engajar os membros do grupo em questões além do futebol. Desta forma, fazemos a nossa parte como cidadãos. – disse Carlos.

Alvinegros da Estrela Solidária RJ junto dos ídolos Maurício e Leandro Ávila doaram sangue e latas de leite em pó na Hemorio.

ídolo Maurício doando sangue no último sábado, 19 de outubro, no Hemorio, durante a Constelação Solidária.

No Rio de Janeiro, a campanha foi promovida pela Estrela Solidária e contou com a participação dos ídolos Alvinegros Maurício e Leandro Ávila. Para Daniel Rodopiano, responsável pelo grupo, ações ligadas ao clube do coração, como a Constelação Solidária, geram ainda mais identificação entre os torcedores e consequentemente, mais participantes.

– Consideramos as campanhas de solidariedade algo muito importante e quando ligamos ao nosso time, a causa se torna mais uma coisa em comum entre a gente. Conhecemos pessoas maravilhosas e nesses anos todos ajudamos muita gente. O que nós queremos é fazer a diferença e mostrar que somos muito mais que um time de futebol. – contou Daniel, representante da Estrela Solidária RJ. 

Fonte: Site oficial do Botafogo