Botafogo e Fluminense fazem, às 19h, o 31º clássico carioca de 2017. Para o tricolor, será o 15º na temporada. Para os alvinegros, o 13º. Apesar da banalização dos confrontos, há motivo para jogadores e torcidas se animarem com o duelo no Estádio Nilton Santos. Com 21 pontos em disputa até o fim do Brasileiro e a possibilidade de G-9, os dois ainda podem sonhar com uma vaga na Libertadores. Uma meta mais fácil de ser cumprida com a injeção de moral que uma vitória neste sábado daria.
Em sexto, o Botafogo já está lá. Mas sabe que precisa de mais vitórias para a classificação não escorrer pelas mãos. A meta é terminar o campeonato no G-4 e entrar diretamente na fase de grupos da Libertadores. Hoje, a diferença para o Grêmio, atual quarto colocado, é de apenas três pontos.
— Não adianta conseguir vitórias agora e depois perder. Os sete jogos são nossa Copa do Mundo — alertou o técnico Jair Ventura, que não quis falar sobre as especulações sobre sua saída do alvinegro ao fim da temporada. — Estou muito focado nesses jogos e tenho contrato com o Botafogo. Meu foco está nos sete jogos.
O time alvinegro ainda tem uma meta simbólica pela frente. O clube pode superar o quarto lugar de 2013 e fazer sua melhor campanha desde o título nacional conquistado em 1995. No ano passado, o Botafogo ficou em quinto.
No clássico de hoje, a equipe de Jair não terá um jogador importante: João Paulo. Sem ele, a expectativa é que Marcos Vinícius, ausente por suspensão no empate contra o Atlético-MG, volte ao meio-campo. Ele deve jogar ao lado de Matheus Fernandes e Bruno Silva, além de Rodrigo Lindoso, que também retorna de suspensão por cartões amarelos.
— Ele (Marcos Vinícius) demorou um pouco para entrar no ritmo dos demais. É muito bom na parte técnica e agora está conseguindo uma sequência — analisou Jair, falando sobre o jogador que estava no Cruzeiro e foi envolvido na troca que levou Sassá para Minas.
No momento, as ambições tricolores são mais humildes. Em 14º, com 39 pontos, o time de Abel Braga ainda precisa se garantir na Série A. Mas só está a três do Atlético-PR, atual nono colocado, o que o permite a sonhar com o G-9, caso ele se concretize — é preciso que Grêmio e Flamengo se mantenham na zona de classificação (assim como o Cruzeiro) e conquistem, respectivamente, Libertadores e Sul-Americana. Para salvar o fim de ano, sonhar não custa nada.
— Não adianta reclamar do que já aconteceu. Temos que aproveitar o entusiasmo e a identificação que nossos jogadores têm com a camisa do Fluminense para que possamos melhorar o que estamos buscando neste fim de ano — disse o gerente de futebol Alexandre Torres.
O time tricolor que vai a campo hoje é um mistério. A única mudança certa é a saída de Reginaldo. O zagueiro precisa cumprir suspensão por causa do terceiro cartão amarelo, o que abre possibilidade para uma possível volta de Henrique, que não joga desde 10 de setembro devido a uma lesão na coxa esquerda. Gum e Renato Chaves também brigam por vaga na zaga.

Jefferson revela superstição de Loco Abreu nos treinos de pênalti no Botafogo: ‘Ele é maluco mesmo’
Convidado do programa Resenha ESPN, exibido na noite da última sexta-feira ...
Agente explica situação de Maxwell e considera Botafogo ‘interessante’
Artilheiro do Campeonato Carioca, Maxwell é alvo do Botafogo. O atacante de ...
Próximo Botafogo x Vasco deve ser fora do Rio de Janeiro
O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, deve receber no próximo sábado (23/02) ...
Erik lota loja do Botafogo em ação de marketing e é tietado até por joia da base
Em ação de marketing realizada pelo clube, o atacante Erik lotou a Loja Oficial ...
Por divergência no Maracanã, final Vasco x Fluminense pode ser transferida para o Nilton Santos
A polêmica entre Vasco e Fluminense sobre quem terá direito ao setor do sul ...
Gabriel reencontra boas atuações em começo com a camisa do Botafogo
Gabriel chegou desacreditado ao Botafogo por conta do desempenho irregular em ...
Alvo do Botafogo, Federico Martinez foi um dos principais artilheiros do último Campeonato Uruguaio
Com apenas oito gols marcados em sete partidas disputadas na temporada, o Botafogo ...