A imprensa equatoriana repercutiu com destaque o episódio do vídeo polêmico de Gabriel Cortez que interrompeu precocemente sua passagem pelo Botafogo. Diversos jornais e sites esportivos citaram o fato e lembraram do histórico de indisciplina do meia-atacante.
Na madrugada que antecedeu o clássico amistoso contra o Fluminense, Cortez fez uma live no Instagram em que aparecia ingerindo bebida alcoólica e exaltando o Flamengo, maior rival do Botafogo.
O site “Info Cancha” colocou logo no título: “Cortez fez mais uma das suas e não continuará no Botafogo”. Já o “Extra” lembrou de um episódio de indisciplina em 2017 do jogador na seleção do Equador antes de duelo com a Argentina pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, quando fugiu da concentração.
O “El Comercio“, um dos principais jornais equatorianos, escreveu: “Cortez voltou a gerar polêmica por suas atuações fora do campo”. O veículo lembra que o jogador realizou apenas quatro jogos pelo Botafogo, que teria opção de comprá-lo ao término do empréstimo junto ao Guayaquil City por US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,2 milhões).
Em mensagem na Botafogo TV, o técnico Paulo Autuori explicou a situação e revelou que o jogador já havia sido comunicado que estava fora dos planos e deveria procurar um novo clube. Desde então, “Loco” Cortez passou a treinar de forma separado do elenco principal.
Veja a repercussão no Equador da saída de Gabriel Cortez do Botafogo:

“Cortez fez mais uma das suas e não ficará no Botafogo”, foi o título do “Info Cancha”

El Universo: “Separado do Botafogo, Gabriel Cortez aparece em vídeo polêmico no qual destaca o Flamengo”

“Mal comportamento de Gabriel Cortez enche a cabeça dos dirigentes do Botafogo”, entitulou o “Expreso”

“Gabriel Cortez estaria fora do Botafogo e fez vídeo polêmico no Instagram”, disse o “El Comercio”

“Cortez e um vídeo proibido no Brasil: o jogador teria suas horas contadas no Botafogo”, postou o “Extra”

Afición Central: “Botafogo afasta Gabriel Cortez por decisão técnica e indisciplina”